sábado, 17 de janeiro de 2015

Lenha na Fogueira - 18.01.15


A turma que está acompanhando as histórias do sambas enredos que fiz, começaram a me instigar para depois registrar todas as histórias, nesta coluna reuni-las em um livro. Será que vai dar certo Zé de Nana?
*********
Hoje vamos falar sobre o Samba de Enredo da escola de samba Pobres do Caiari para o carnaval de 1971.
*********
Dona Marise aprovou o tema: “Isto é Brasil” e me entregou uma relação de livros sobre a história do Brasil para que eu pesquisasse e fizesse o samba,

********
Com a Dona Marise era assim, não tinha esse negócio de sinopse não, o compositor tinha que pesquisar a história que ela queria colocar na avenida. O mais que ele fazia era conversar com a gente para dizer o que ela pretendia com aquele Enredo. O resto a gente se virava.

********
Já pensou fazer uma letra de samba enredo, contando a história do Brasil depois que o Ary Barroso fez “Aquarela do Brasil” (Brasil, meu Brasil brasileiro, meu multado isoneiro. Vou cantar-te nos meus versos...)
********
E o Silas de Oliveira compôs o samba enredo para a escola de samba Império Serrano do Rio de Janeiro “Aquarela Brasileira”, “Vejam, essa maravilha de cenário, é um episódio relicário, que o artista num sonho genial, escolheu para esse carnaval...”

********
Acontece que era o nosso tema e eu tinha que compor: Me concentrei na leitura dos livros de histórias e nos jornais da época, já que tínhamos que falar da Amazônia com destaque.

********
Pra quem tinha composto apenas um samba enredo “Sinhá Moça”, e ainda por cima ter ajudado a escola a ganhar o título, podia dizer, que estava com moral perante a diretoria da escola, tanto que eles depositaram toda confiança no meu “taco”.

********
Vale lembrar que naquele tempo, as escolas começavam a ensaiar no mês de outubro. Portanto, o samba tinha estar pronto e na ponta da língua dos Interpretes Jorge Andrade e Valmir Miranda.

********
Depois de alguns dias apenas estudando a História do Brasil, eis que chega a inspiração. Meu jeito de compor samba de enredo é esse, leio a sinopse várias vezes, pode até chegar a 20 vezes e armazeno a história na memória e fico esperando a inspiração melódica chegar. E ela não escolhe lugar, já compus samba enredo dentro de ônibus (pelo menos iniciei), muitas vezes os passageiros ao meu lado, pensavam que eu era doido, pois começa a cantarolar ali mesmo para fixar a melodia até chegar em casa e gravar.

********
Eis que a tal de inspiração melódica e poético chegou e então o samba saiu da seguinte maneira:

********
Isto é Brasil – Abrem-se as cortinas da avenida, onde um cenário deslumbrante, está mostrando em cores mil, as riquezas e as belezas do Brasil!

*********
Vejam, que céu azul, sobre o Brasil de Norte a Sul. No subsolo quanta riqueza, e a natureza nos presenteou, praias, grandes florestas, uma fabulosa fauna e um terra colossal.

*********
Lá no Sul tem as parreiras, a Amazônia tem madeira para exportar e no Nordeste, mulher rendeira e o xaxado pra dançar. É no Planalto Central, que fica a nossa capital.
********
Povo do Sudeste, também pode se orgulhar, pois é o Rio de Janeiro, berço do nosso carnaval, que o Cristo Redentor braços abertos abençoou.
********
O, ô ô ô ô, ô ô ô ô isto é o Brasil sim senhor!

********
O, ô ô ô ô, ô ô ô ô isto é o Brasil sim senhor!

********
Sabe o resultado desse carnaval?

********
Pobres do Caiari bi-campeã do carnaval de rua de Porto Velho do ano de 1971 e o samba ganhou nota DEZ de todos os jurados!

********
Nesse carnaval Bainha compôs pela primeira vez, um samba enredo para a escola Os Diplomatas do Samba.

Nenhum comentário: