sábado, 31 de janeiro de 2015

Hudson Mamede


Sobre os desfile das escolas de samba em 2015



O presidente da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec Hudson Mamede fala nessa entrevista, sobre os trâmites burocráticos que fizeram com que os desfiles das escolas de samba de Porto Velho só possam ser realizados, no final do mês de março. “Em reunião que aconteceu na última quinta feira 29, na Fesec os dirigentes das entidades carnavalescas optaram por desfilar nos dias 27 e 28 de março”. A pauta girou em torno da orientação da Funcultural, que solicitou um novo prazo para legalizar o repasse via convênio. “É a burocracia”.
Na entrevista Hudson explica como vai acontecer o evento e garante que as escolas de samba irão proporcionar ao público de Porto Velho um super espetáculo. Vamos acompanhar o que o Presidente da Fesec tem a dizer:

ENTREVISTA


 Zk – Como é que está o andamento sobre os desfiles das escolas de samba junto a Funcultural?
Hudson Mamede – Falta apenas resolver a questão da data do repasse do recurso. Sexta feira dia 30, protocolamos oficio, no qual propomos à Funcultural uma nova data para realização dos desfiles.
Zk – Qual será a nova data?
Hudson Mamede – Por sugestão das próprias escolas de samba, estamos propondo que os desfiles aconteçam nos dias 27 e 28 de março com a apuração dos resultados das notas dos jurados no dia 29.
Zk - Qual o motivo do atraso na negociação Fesec X Funcultural?
Hudson Mamede – A verdade é que houve uma mudança na diretoria da Federação e quando a gente assumiu em dezembro do ano passado (2014), começamos a correr atrás da papelada e para nossa surpresa a Funcultural apresentou uma relação grandiosa de documentos.Todos sabemos que essa documentação não sai em quatro cinco dias. É bom que se esclareça que o Projeto do Carnaval das Escolas de Samba já estava com a Funcultural há mais de dois anos, pois até agora a atual gestão não realizou desfile de escola de samba, por isso resolvemos continuar com o mesmo Projeto para 2015 e esse Projeto está lá há muito tempo. Passou primeiramente pela gestão da presidente Jória Lima, depois pela gestão do Christian Camurça e só agora na gestão do Marcos Nobre estamos conseguindo avançar.
Zk – E dentro das escolas de samba como é que está o clima?
Hudson Mamede – Surgiu uma polêmica, mas, durante a reunião de sexta feira 30, colocamos em votação e a nova data foi aceita por unanimidade.
Zk – Vamos falar sobre o que ficou decidido nessa reunião?
Hudson Mamede – As escolas de samba concordaram com a mudança da data dos desfiles, desde que a Funcultural consiga repassar o recurso trinta (30) dias antes dos desfiles, isso quer dizer, que a prefeitura tem até o dia 27 de fevereiro e no mais tardar até o dia 1° de março, para depositar a ajuda financeira prometida às escolas de samba. Ficou registrado em Ata também, que, caso a prefeitura não cumpra sua parte, as escolas não desfilarão.
Zk – Essa decisão é definitiva?
Hudson Mamede – Pelo que ficou acordado entre os presidente das escolas de samba acredito que sim. Porém, como presidente da Federação tenho que fazer o máximo para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível. Temos que admitir que a Funcultural tenha que encaminhar a documentação com o Projeto da Fesec para apreciação da Procuradoria e para a Controladoria do Município, a burocracia é muito grande, porém, se tiver boa vontade por parte dos órgãos municipais e a equipe da Fesec se dispor a acompanhar o andamento do Processo, creio que o recurso vai estar em nossa conta no prazo estipulado pelas escolas de samba. Acontece que, para que as escolas montem as alegorias e fantasias com seus temas, são necessários pelo menos trinta dias, por isso trabalhamos com as datas de 27 de fevereiro para a prefeitura fazer o repasse e 27 e 28 de março para o desfile das escolas de samba.
Zk – Como foi que de repente você surge como presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia?
Hudson Mamede – Já fazia parte do mundo do samba. Puxei samba na Diplomatas durante dois carnavais em um fomos campeão. A Diplomatas é considerada a escola mãe em Porto Velho e dela várias outras escolas de samba se originaram, como foi o caso da Acadêmicos da Zona Leste da qual fiz parte da fundação junto com o Sandro Campos, Gilberto Cantarelli e uma série de outras pessoas. Infelizmente a nossa escola ainda não estreou no carnaval de Porto Velho, pois em seus dois anos de existência a prefeitura não realizou desfile de escola de samba, daí a expectativa para este carnaval ser maior.
Zk – Qual tua origem?
Hudson Mamede – Sou de Cuiabá Mato Grosso de uma família de sambistas, meus tios todos são do meio do samba. Se apresentam em roda de samba, roda de chorinho e desde menino comecei a tomar gosto e você sabe que quando a gente entra no samba não quer sair mais.
Zk – A eleição na Fesec aconteceu em virtude da renuncia do Cabeleira para se submeter a uma cirurgia. Foi isso mesmo?
Hudson Mamede – Como integrante da diretoria da Acadêmicos da Zona Leste passei a freqüentar as reuniões da Fesec, o presidente era o Rogério Nunes que renunciou por motivos particulares e o Cabeleira como seu vice assumiu a presidência. Acontece que no meado do ano passado (2014), o Cabeleira precisou se submeter a uma cirurgia um tanto delicada e também renunciou a presidência. Com o cargo vago a Assembléia convocou eleição já no final do mês de novembro e eu fui eleito presidente. Até então a Fesec estava lutando pela realização dos desfiles das escolas de samba em comemoração ao Centenário de Porto Velho. Por isso que digo, nós carnavalescos, passamos o ano de 2014 tentando desfilar e não fomos atendidos pela prefeitura, por isso achamos estranho quando a atual gestão da Funcultural diz que a Fesec não providenciou a documentação necessária.
Zk – As escolas estão preparadas ou se preparando dignamente para os desfiles deste ano?
Hudson Mamede – Elas estão preparadas pra isso, até porque já têm dois anos que elas trabalham com o objetivo de se apresentar e nesses dois anos não aconteceu desfile. A culpa não foi nossa. O primeiro ano a Funcultural alegou que estavam começando o governo e que ficou muito em cima e não deu tempo para prepararem o desfile. No segundo ano aconteceu a grande enchente do Rio Madeira e deu no que deu. Por isso posso garantir, os desfiles das escolas de samba deste ano, vai ser um dos melhores de todos os tempos.

Zk – Tem alguma novidade tipo, escola trazendo alguém de fora para desfilar?
Hudson Mamede – As conversas de bastidores dão conta de que tem escola que quer trazer Puxador de Samba Enredo, Mestre Sala e Porta Bandeira do Rio de Janeiro tem gente querendo colocar a escola super iluminada. O certo é que vai ser um grande espetáculo os desfiles das escolas de samba em 2015.
Zk – A Funcultural acusa a Fesec de ter demorado a entregar a documentação. Em sua opinião o que faltou realmente?
Hudson Mamede – Talvez pela Fundação em menos de dois anos, ter passado por três mudanças de gestor. Primeiro foi a Jória que ficou até junho do ano passado, depois veio do Christian Camurça que fez a Copa do Mundo e depois saiu para a entrada do Marcos Nobre, e durante toda esse tempo a gente estava participando das reuniões com a Funcultural sobre os desfiles em homenagem ao Centenário do Município, essa discussão foi até o mês de novembro quando entrou o Marquinho. E a Fesec lá dentro da Funcultural e ninguém solicitou a renovação das certidões, isso só foi feito no dia 9 de janeiro deste ano e ainda por cima nos deram apenas cinco dias para atualizar as certidões. A culpa em parte foi nossa que também não nos atentamos para isso, mas a Funcultural bem poderia ter aberto Chamamento Público através de Edital para eleger uma entidade para coordenar os desfiles das escolas de samba isso ainda em 20114. Essa entidade não teria que ser necessariamente a Fesec, poderia ser qualquer outra sem fins lucrativos que estivesse em dia com a municipalidade. Em se falando de documentação a FESEC está em dia sem impedimento nenhum para firmar convênio e agora é aguardar a burocracia.
Zk – Para encerrar esse nosso bate papo. O puxador de samba enredo Hudson Mamede vai cantar na passarela do samba este ano?
Hudson Mamede – Estive me preparando durante dois anos para interpretar o samba da escola que ajudei a fundar a Acadêmicos da Zona Leste e não consegui. Agora por uma questão de ética e até porque vou estar muito ocupado como Presidente da Fesec não vou cantar na passarela do samba.
Zk – Por falar em passarela do Samba. Os desfiles continuam na Costa e Silva?
Hudson Mamede – Salvo algum problema de última hora, os desfiles das escolas de samba de Porto Velho vão acontecer nos dias 27 e 28 de março na avenida Costa e Silva.

Nenhum comentário: