quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lenha na Fogueira - 09.01.15




Ceará, Lendas e Crenças – Ceará de Iracema da escola de samba Pobres do Caiari versus Urucumacuã o Pássaro de Fogo da Diplomatas do Samba, ou o carnaval que ainda não terminou!
********
Logo que terminou o carnaval de 1984 Chagas Neto foi convidado a ingressar na Caiari e aceitou.

*******
Nesse ínterim o carnavalesco Flávio Daniel estava pesquisando a história do folclore nordestino há algum tempo e sempre passava o que havia pesquisado para o compositor Silvio Santos.
********
Dona Marise então carnavalesca da escola, pegou a pesquisa do Flávio e para homenagear o Chagas Neto mudou o nome para “Ceará, Lendas e Crenças” e passou a falar apenas do folclore cearense.

********
Hiran Brito Mendes junto com o Bianor Santos sugeriram ao Chagas que chamasse os compositores Silvio Santos e Babá para que os mesmos fizessem a composição do samba enredo sobre aquele tema, o que foi feito.
********
Em Setembro de 1984 Babá embarcou parta o Rio de Janeiro e gravou o samba. Acontece que ao desembarcar no aeroporto do Belmonte com a gravação do samba, Hiram e Babá foram recebido pela diretoria da escola e alguém havia levado um Toca Disco e ali mesmo colocou o samba pra tocar.

********
Acontece que o presidente da Diplomatas estava no aeroporto para embarcar justamente pro Rio de Janeiro e ao ouvir aquela belezura de samba, chamou seu fiel escudeiro Lingüiça (Carlos Henrique) e pediu para o mesmo marcar um encontro no outro dia com o compositor Davi Correia que naquele ano era contratado da escola Salgueiro.
********
Heitor já no Rio deu a sinopse com o tema “Urucumacuã o Pássaro de Fogo” ao Davi Correia que fez e gravou o samba.

*******
O desfile do carnaval de 1985 foi na avenida Farquar e a Caiari teve um monte de problemas com o carro Abre Alas que era uma Jangada.
********
Enquanto isso, o Pássaro de Fogo principal alegoria da Diplomatas passou deslumbrante. O carnavalesco da vermelho a branca foi o Walfrido.

********
Os jurados deram empate em todos os quesitos, porém no samba enredo, a Pobres do Caiari conseguiu nota 43 contra 39 dada para a Diplomatas.
********
Como o Regulamento dizia que as notas só podiam ser de Cinco a Dez o Leônidas O’Carol conseguiu anular as notas do quesito samba enredo e o resultado ficou empatado.

********
Aí o então vereador João Paulo das Virgens que havia sido nomeado pelo prefeito como Coordenador da Comissão de Carnaval deu por sua conta, DOIS Pontos para a Diplomatas e UM Ponto para a Caiari o que dava a vitória para a escola do Heitor, Tudo “arrumado” nos bastidores.

********
Na terça feira de Carnaval as escolas foram para avenida receber os troféus. A Caiari havia entrado com Mandato de Segurança anulando as Notas do João Paulo das Virgens e assim sendo a Diplomatas não poderia ser proclamada campeã.

********
Na hora o pau quebrou na avenida Farquar com todo mundo brigando com todo mundo e o resultado daquele desfile até hoje está para ser definido pela justiça.
*******
Certo dia numa reunião de carnaval no gabinete do prefeito Haroldo Castiel já presidente da Pobres do Caiari, viu o troféu na estante do gabinete, pegou o bicho e saiu correndo e chegando na sede da escola o trancou no cofre e não mais devolveu.

********
Vendo isso o representante da Diplomatas pegou o Diploma de Campeã do carnaval de 1985 e também “surrupiou” e levou para a sede da vermelho e branca.

*******
E ficou por isso mesmo! O troféu de campeã do carnaval está com a Caiari e o Diploma com a Diplomatas do Samba – Isso aconteceu no carnaval de 1985 em Porto Velho/RO.

Nenhum comentário: