sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Osmar Prado o homenageado do 12° Festcineamazonia




O ator, Osmar Prado um dos mais atuantes do país, será o homenageado na noite deste sábado 08, durante o encerramento da 12ª edição do Festcineamazônia, em Porto Velho, Rondônia. Osmar Prado estará presente para receber a homenagem e acompanhar e exibição de “Amores Passageiros”, filme em que ele interpreta um necrófilo. O curta recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no LA Shorts Fest, em 2012, concorrendo com outras 61 produções de 23 países.
Batizado Osmar do Amaral Barbosa, nascido em São Paulo, no mês de agosto do ano de 1947, ele é um dos grandes atores do país. Começou a manifestar sua tendência artística ainda mal saído das fraldas.
“Eu perguntei à minha mãe, ainda pequenininho: ‘Como é que se faz para ser artista? ’ E de cara, pela resposta dela, eu estava fadado ao fracasso. Porque o parâmetro da minha mãe sobre o artista era o Rodolfo Valentino”, brinca.
Aos 67 anos de idade, com mais de 60 anos de carreira, se contarmos a primeira vez em que ele pisou no palco de um teatro, aos cinco anos de idade, Osmar já interpretou mais de 70 papéis na televisão e tantos outros no cinema e no teatro.
Um dos seus maiores sucessos na televisão foi o Tião Galinha, de Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa. O personagem, que era catador de caranguejo e sonhava ter uma roça, acreditou que poderia criar um diabinho numa garrafa para realizar seu desejo. O papel rendeu a Osmar Prado o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Amores Passageiros - Dirigido por Augusto Canani, o filme conta a história de um homem que trabalha nos esgotos subterrâneos de Porto Alegre e acha o corpo de uma jovem belíssima no meio dos detritos.
Solitário em sua vida, ele decide levá-la para casa como se fosse viva, mas sua rotina, que ganha tons de felicidade com a macabra companhia, é interrompida pela reclamação da vizinha incomodada com o mau cheiro do apartamento. Quando a polícia é acionada, inicia-se uma perseguição enlouquecida pelos dutos subterrâneos até o rio onde o corpo é atirado. No final, ele arrepende-se e decide resgatar a “amada”.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, parceiros de mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Nenhum comentário: