quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 06.11.14

Ontem foi o dia Nacional da Cultura, a data foi criada em homenagem ao poeta Ruy Barbosa nascido em 5 de novembro de 1849,

********
E la vem o radical questionar, “Não temos nada a comemorar em se falando de cultura”. E respondemos, temos sim, ou será que cultura é apenas ser contemplado com subsídios governamentais?
********
Cultura é fazer valer nossas opiniões independente a quem elas são dirigidas ou questionadas. Cultura é respeitar os valores religiosos e os costumes do povo.
********
Cultura é mostrar o que sabemos fazer, independente de termos ou não apoio. Quando fazemos cultura pensando apenas em conseguir apoio governamental, estamos praticando a cultura da politicagem e não política cultural, essa sim, deve ser uma ação de governo e não do governador.

*********
Durante a campanha política, muito se questionou sobre a cultura no estado de Rondônia e nenhum dos candidatos, apresentou realmente um Projeto que beneficie os segmentos culturais no nosso estado. Era só bla bla e nada mais.
********
Basta lembrar que o nosso maior patrimônio cultural a Estrada de Ferro Madeira Mamoré encontra-se em lastimável situação de abandono e ninguém toma providencias. O que vemos é o Ocampo e alguns poucos, “Clamando no deserto” e ninguém toma providencia, no sentido de salvar pelo menos o que ainda resta da Madeira Mamoré.

*******
Terça feira dia 4 aconteceu na Funcultural à reunião do Conselho de Cultura e na ocasião, o tema Madeira Mamoré foi colocado em discussão, Conversa-vai coversa-vem o presidente Marcos Nobre Jr. Apresentou um mapa de planejamento da prefeitura via Funcultural, que destina se não me engano R$ 250 Mil para iniciar os trabalhos de recuperação do patrimônio.

********
Por sugestão da professora Yedda Bozarcov formou-se um Comissão de Conselheiros voluntários, para acompanhar o trabalho de recuperação da EFMM. Agora a questão é a seguinte: Será que R$ 250 Mil vai dar para pelo menos se pagar a elaboração do Projeto?

********
Presente a reunião o museólogo Antonio Ocampo sugeriu ao presidente da Funcultural Marcos Nobre, que convença o prefeito a devolver a administração da Madeira Mamoré ao Patrimônio da União o mais urgente possível. “Faça isso Marquinho que você estará livrando o prefeito de mais uma saia justa”.

********
Na manhã de ontem, fomos informados que o Dr. Ricardo Leite estava agendando uma reunião com o prefeito Mauro Nazif e para isso, convidou várias pessoas da sociedade Portovelhense, com o objetivo de convencer o prefeito a acatar a sugestão e devolver a administração da EFMM para o Patrimônio da União.

********
Parece que o Ministério Público Federal e a Procuradoria Geral da União dentro em breve, farão vistoria no complexo e caso constatem que nada foi feito, no sentido de se recuperar os danos causados pela enchente do Rio Madeira, a prefeitura vai ter que pagar multa inicialmente por algum atraso depois por dia de atraso. Só a primeira parcela supera a grana que está disponível na Funcultural.
*******
Pergunto! Temos ou não temos o que comemorar no Dia da Cultura. Pois nossas fontes dão conta que o Exército está interessado em assumir a administração da restauração ou recuperação do nosso patrimônio histórico cultural.
********
Aliás, devemos lembrar que foi o exército brasileiro, cumprindo ordens superiores, que através do 5° Batalhão de Engenharia – BEC desativou e sucateou a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********
Portanto, nada mais justo que ele (exército) assuma sua recuperação nos dias de hoje.

********
No meu caso: Viva a Cultura Popular!

Nenhum comentário: