segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 04.11.14



Hoje começa a 12° edição do Festcineamazônia em Porto Velho, precisamente no Teatro Banzeiros. Isso quer dizer que de hoje até o próximo dia 8, a capital de Rondônia se transforma na capital do cinema na Amazônia.

********
O Festcineamazônia é o único Festival ambiental da Amazônia e, portanto precisa ser muito mais prestigiado pela nossas autoridades, governamentais, não só ligadas ao meio ambiente, mas, em áreas como cultura e turismo.
********
O Festcineamazônia que nasceu em 2003 graças a um jovem que a época, era conhecido como vídeo maker o Jurandir Costa que já havia participado com seus documentários de vários festivais de cinema no Brasil e no Exterior, tendo sido vencedor em vários desses festivais internacional, com o Vídeo “Patativa do Assaré”.

********
Hoje o Festcineamazônia é internacional, pois, é apresentado através de sua itinerância, em países europeus como Portugal e africanos angola e latinoamaricanos como Peru, Bolívia. Chile entre outros, sem falar na itinerância pelo estado de Rondônia no vale do Madeira, Ponta do Abunã, vale do Guaporé.
********
Um das grandes sacadas dos produtores do Festival são as apresentações em vários locais da cidade em ambientes como Terreiros de Umbanda e Candomblé, Cinema no Circo, Cinema no Bairro, a Escola vai ao Cinema além da Mostra Competitiva que acontece no Teatro Banzeiros todas as noites.
********
Então meus amigos, que tal pegar toda a família esquecer a novela e ir prestigiar a abertura da 12ª edição do Festcineamazônia a partir das 20h00 no Teatro Banzeiros com a exibição do documentário “Iskobakebo: um difícil reencontro”, do cineasta peruano Fernando Valdívia.
********
Para completar a noitada especial desta terça feira, vamos ter o show da cantora francesa Valerie Lu que vai nos brindar com um repertório recheado de blues, jazz e MPB.

********
Chegue cedo porque o Teatro Banzeiros tem menos de 300 poltronas. Ainda mais que o Mestre Cerimônia será nada-mais nada-menos que o ator Cacá Carvalho o Jamanta daquela novela. Lembra!
*********
Bom, depois disso, ou antes, disso, vamos participar da Reunião do Conselho Municipal de Cultura que vai acontecer na sede da Funcultural que agora está na rua D. Pedro II com a Elias Gorayeb.

********
Segundo a presidente Golka Kelly é muito importante a participação de todos Conselheiros representantes de todas as Setoriais assim como todos os interessados na produção cultural no município de Porto Velho.
*********
Ainda mais que o prefeito de Porto Velho está sendo acusado pelos vereadores de uma série de ações impróprias para uma gestão que se diz honesta e que parece não está acreditando muito que os vereadores conseguirão provar as denuncias. E para confirmar essa sua falta de credibilidade no nosso parlamento mirim.

**********
Fez com que ele (o prefeito) nomeasse o namorado de sua filha para a Coordenadoria da Juventude com um salariozinho de apenas R$ 10 Mil.

********
Também os produtores culturais de alguns setores não podem reclamar muito da gestão de Mauro Nazif, pois ele distribuiu um bocado de dinheiro para os festejos relativos ao Centenário de Porto Velho.

********
Uns já receberam outros estão lutando para receber, porém, dizem que o dinheiro já está na conta da entidade selecionada, não sei se via Edital ou Chamamento Público.

********
Não sei se estou apostando alto, mas, ainda acredito no governo do Dr. Mauro Nazif. Afinal de contas ela ainda está no segundo ano de mandato.

*******

Esse é um filme que não passa no Festcineamazônia que começa hoje! 

Nenhum comentário: