quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 20.11.14

20 de novembro dia da Consciência Negra ou dia de Zumbi dos Palmares.

********
Vários eventos relativos à data estão acontecendo ou vão acontecer durante essa e a próxima semana.

********
O Correio está realizando no Teatro Banzeiros a 1ª Semana da Consciência Negra com o tema – A importância histórica dos Correios na inserção da população negra no mercado de trabalho.

*******
As atividades começam as 14h00 e terminam as 18h00. Hoje dia do encerramento, vai acontecer às apresentações do Grupo Kizomba e da Escola de Samba Asfaltão.
*******
Por falar em Asfaltão e na Semana da Consciência Negra, sábado que vem a escola que tem como símbolo o Tigre, vai realizar também em comemoração ao aniversário da Casa da Cultura Ivan Marrocos, o evento que denominou de “Feijoada de Zumbi”.

*******
“... Sou Amarelo, Preto e Branco, de Zumbi até aqui...
Vou buscando o meu lugar!”

*******
Este é um dos trechos do Samba de Enredo que a Família Asfaltão levou pra avenida em 1996, quando Zumbi dos Palmares fazia 300 anos de história. Neste trocadilho com as cores oficiais da Escola, por meio desta poesia de autoria de Waldison Pinheiro e Mávilo Melo, a Pura Raça, Bateria da Escola e toda a Família Asfaltão, mostrou que independente de cor ou da raça, todos buscam um “lugar”, onde o ser humano é único e forma uma sociedade de valores onde sua história e sua cultura deve ser Respeitada  e Valorizada.

********
Fazendo seu papel de Agremiação cidadã, esta Escola que tem o Tigre como símbolo, a duras penas, mantém suas atividades procurando sempre levar uma mensagem de reflexão, de solidariedade e ação.
********
Neste sábado dentro da programação dos 20 anos da Casa da Cultura, alusiva ao mês da Consciência Negra, Organizada pelo agitador cultural Carlinhos Maracanã, Coordenador da Casa Ivan Marrocos, a Família Asfaltão realizará a feijoada de Zumbi.

********
Pra ilustrar, a feijoada tem uma história que apesar de não ser reconhecida e ser tratada como lenda, a explicação popular mais difundida sobre a origem deste prato, é a de que os senhores das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, depois que estes eram carneados (separada toda a carne “boa” pra consumo). O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a tão famosa feijoada brasileira.
*******
E neste sábado 22/11/2014, a partir das 12h00, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, a Família Amarelo, Preto e Branco, realizará a suculenta Feijoada de Zumbi regada, é claro, pela tradicional e Harmoniosa Roda de Samba com Grupo Pura Raça e Convidados.

********
Por falar em respeito! Não custa nada a diretoria da Fundação do Teatro das Artes Rondônia convocar a imprensa para entrevista coletiva, para esclarecer a verdade sobre o funcionamento do Teatro recém inaugurado.
*******
A omissão da informação leva à especulações, que colocam em dúvida a transparência da administração estadual. Do jeito que a diretoria da Fundação Cultural do Teatro está tratando o assunto, leva a crer que realmente a entidade está irregular.

********
A conversa que rola nos encontros culturais, não se relacionam a diretoria da Fundação do Teatro Palácio das Artes Rondônia e sim, criticam a administração do governador.

********
Em tempo de formação de novo governo, é bom que os atuais gestores, coloquem a “barba” de molho, pois se pretendem continuar em seus cargos, deveriam assumir as “mancadas” e não deixar que a culpa seja imputada ao governador.

********

Não custa nada convocar uma coletiva com a imprensa. Sugestão dada!​

Nenhum comentário: