terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 05.11.14


A festa de encerramento do centenário do município de Porto Velho vai acontecer na próxima sexta feira dia 7, no Mercado Cultural com apresentações de bandas locais.
********
A respeito do assunto o presidente da Funcultural Marcos Nobre solicita a divulgação do texto que segue:
*******
Ao longo do mês de outubro, iniciando pelas atividades realizadas no Parque da Cidade nos dias 01 e 02, a Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) promoveu diversas ações em comemoração ao aniversário de cem anos de criação do município.

********
No dia 07 de novembro, próxima sexta-feira, as atividades relativas à primeira parte dessas comemorações serão encerradas com um grande evento no mercado Cultural.
*********
A partir das 19 horas, com a presença do prefeito e de muitas outras autoridades locais, uma cerimônia solene abrirá as atividades. Em seguida, haverá o lançamento do livro Centenário de Porto Velho e de um documentário sobre os pioneiros da cidade. No encerramento, bandas locais farão apresentações de músicas que retratam a cultura portovelhense.

*********
Segundo Marcos Nobre, presidente da Funcultural, a primeira etapa de comemorações do centenário do Município contou com atividades como mostras de fotografias no Porto Velho Shopping, shows no Parque da cidade, incluindo a apresentação da cantora paraense Gabi Amarantos, concurso de pinturas e muitas outras atrações aconteceram.

********
Na próxima sexta-feira essa etapa de eventos será encerrada no Mercado Cultural, onde se montará uma grande estrutura de palco, som e iluminação. “Não será do mesmo porte daquela que foi montada no Parque da Cidade, por ocasião dos shows dos dias 01 e 02 de outubro, mas será uma estrutura de grande potencial técnico, compatível com o espaço do Mercado Cultural, da Praça Getúlio Vargas e das ruas das imediações”, explicou Nobre.
*********  

O livro “Centenário de Porto Velho”, conforme explicou o presidente da Funcultural, retrata os espaços e a vida cotidiana da cidade. A obra contém fotos em alto relevo, é confeccionada em capa dura, material envernizado e papel de altíssima qualidade. Ele também virá protegido, embalado numa caixa. As fotos foram apresentadas pela entidade Foto Clube Rondônia e são produzidas por quinze fotógrafos de grande destaque na região.
*********
O projeto é da Funcultural e objetiva a oferta de um legado de longa duração à sociedade portovelhense. Os textos foram produzidos por Elis da Silva Oliveira, mestranda em História e Estudos Culturais, da Unir, e foram revisados pela professora doutora Nair Gurgel do Amaral. As cópias serão doadas a bibliotecas e outras entidades de cultura e educação radicadas na cidade.

*********
O documentário se compõe de um filme todo elaborado em fullframe e áudio de alta qualidade. Relata as experiências e as histórias dos pioneiros da cidade. “Pensamos nesse legado porque muitas informações importantes, relacionadas à vivência dos pioneiros, têm se perdido ao longo do tempo. Trata-se, portanto, de um registro histórico muito relevante para o conhecimento acerca da cidade e é um merecido reconhecimento a esses homens e mulheres que levam em suas próprias vidas as memórias da cidade”, disse Marcos Nobre.

*********

Além desses atrativos, a festa contará com os shows das bandas Quilomboclada, Nó da Massa e Sir blues. São todas bandas locais que produzem obras autorais retratando a história e a cultura de Porto Velho. “O evento será imperdível. Contamos com o nosso povo para prestigiar esses cem anos de vida do nosso município”, finalizou Nobre.

Nenhum comentário: