segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Documentário sobre índios isolados abre 12° Festecine

Indígenas que vivem em isolamento voluntário no Peru são o tema do documentário, que será exibido na abertura do festival, nesta terça feira dia 4, no Teatro Banzeiros a partir das 20h.
“Iskobakebo: um difícil reencontro”, tem direção de Fernando Valdívia, com produção do Instituto Common Good (IBC) e Teleandes Productions. O filme aborda o universo dos povos indígenas em isolamento voluntário na fronteira Peru-Brasil e mostra as sérias ameaças que eles sofrem com a Pucallpa-Cruzeiro do Sul rodovia, o desmatamento ilegal, o tráfico de drogas e as disputas de terra.
Fernando Valdívia conta, em 62 minutos, a história de cinco anciãos desta comunidade indígena, em Isconahua. Um deles é PibiaAwin, que agora vivem na bacia do rio Callería no Peru. Sobreviventes Iskobakebo, um povo que vivia nas profundezas da floresta de forma isolada, eles ficam sabendo, através de uma visita inesperada, que seus parentes estão na Amazônia brasileira.
A notícia cria neles uma verdadeira esperança de reencontrá-los. Ao mesmo tempo também no mostra a realidade em que vivem, um isolamento voluntário da fronteira Peru-Brasil e as ameaças graves que precisam enfrentar com a presença da Pucallpa-Cruzeiro do Sul (rodovia), do desmatamento ilegal, do tráfico de drogas e dos conflitos territoriais que colocam suas vidas em perigo constante.
Sobre o cineasta - Fernando Valdvia é peruano e estará presente no festival, do qual ele também participará como jurado. Comunicador Social e Bibliotecário, com especialização em Estudos Amazônicos da Universidade Mayor de San Marcos. Trabalhou na Calandria e ONGs em projetos audiovisuais educativos TV Cultura, foi ainda com 16 anos, após ler uma história do jornal El Comercio, onde três mulheres falavam de uma tribo desconhecida que apareceu na Manu, que ele se interessou naquele momento pelos povos em isolamento de florestas de fronteira distantes. 
A programação de hoje também vai apresentar a mais nova animação do Mapinguari criada por Pedro Loureiro.
Após a exibição do documentário a cantora francesa Valerie Lu se apresenta com um repertório de blues, jazz e MPB
A programação do festival seguirá até dia 8 de novembro. Mais de 35 filmes nacionais e internacionais serão exibidos nas diversas telas oferecidas pelo evento ao público presente em Porto Velho, nas sessões do Cinema nos Bairros, Cinema nos Terreiros, A Escola vai ao Cinema, entre outras. E além da mostra competitiva, uma mostra especial terá espaço para filmes convidados, que serão exibidos em sessões únicas.

Quem vai eleger os premiados


Este ano os olhares aguçados e critérios técnicos apurados serão de Fernando Valdívia, Montezuma Cruz, Mário Jorge Branquinho, Daniel Graziane e Yuleyvis Valdés Alvarez. Eles vão eleger os melhores para os prêmios de Melhor Filme ou Vídeo, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Ficção, Melhor Experimental, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Linguagem, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz, além do Prêmio Lídio Sohn - Melhor Produção Rondoniense e para a categoria de Vídeo Reportagem Ambiental, os prêmios de Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense e Melhor Reportagem Ambiental Nacional.
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES,Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, Parceiros de Mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Nenhum comentário: