quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 14.11.14


Projeto “Canto da Idade” encerrará ano letivo da escola de música Jorge Andrade.

*********
Ao chegar à Escola Municipal de Música Jorge Andrade, em qualquer um dos horários de aulas, é possível encontrar no auditório uma turma de idosos animada realizando o ensaio para a apresentação de encerramento do ano letivo.

********
São os alunos do projeto 'Canto da Idade', que envolve  homens e mulheres acima de 50 anos. A empolgação é tanta que o grupo é o responsável por fechar com 'chave de ouro' as atividades da escola, nesta sexta-feira, 14/11, a partir das 19 horas.
********
A diretora Duciléa Borges faz o convite a toda a população para prestigiar a apresentação de final de ano e explica o objetivo do projeto 'Canto da Idade'.

********
“Temos uma programação diversificada para esta sexta-feira e estamos alegres em realizar a apresentação do coral. É uma oportunidade para os idosos. Este é o resultado da grande procura que tivemos no início do ano para essa idade e por isso desenvolvemos um projeto voltado para contemplar essas pessoas.

********
O resultado foi um sucesso. Tanto que disponibilizaremos outra turma em 2015”, afirma a diretora.

********
Beatriz Herrera, de 50 anos, conta que aprendeu a tocar atabaque nos ensaios para a apresentação. “Agradeço às minhas amigas por terem me chamado. Do nosso grupo praticamente ninguém desistiu. E estamos ansiosos para a apresentação. Temos aula uma vez por semana, mas nos reunimos na casa uns dos outros para ensaiar e estudar. Para mim foi a melhor coisa que aconteceu”, comenta a aluna.

********

Laura de Jesus, coordenadora Pedagógica da Jorge Andrade conta que o trabalho possibilita um rendimento melhor para essa idade e promove a socialização dos idosos. “Facilitamos o aprendizado, pois trabalhamos a música de forma diferenciada e possibilitamos uma atividade agradável”, explica Laura.

********
Raquel Cabral, professora de música, disse que é a primeira vez que trabalha com a terceira idade e relata a sua experiência. “É muito diferente. Eles não tem tempo a perder, então não tem enrolação. Além isso, possuem muita vivência. E isso faz com que aprendam e busquem os seus sonhos. Dos  50 que iniciaram, poucos tinham algum conhecimento musical e podemos ver o grande desenvolvimento deles”, disse Raquel.

********
Tânia de Oliveira, 58 anos conta que a busca por aprender a tocar um instrumento a motivou a buscar a Jorge Andrade. “Com o projeto 'Canto da Idade' cresci muito. Se por algum motivo tivesse que parar hoje, levaria uma boa bagagem de aprendizado”, comenta a aluna.

*********
Muitos idosos nunca tiveram contato antes com a música. É o caso de Francelino Goulart da Silva Neto, 66 anos. “Este foi o primeiro contato com a escola de música. Não temos muito tempo a Perder. Quero aprender a cantar e tocar saxofone. Aqui está sendo além da minha expectativa”, disse o idoso.
*********
Já Sarai Pontes de Souza, soube do projeto depois que começou a acompanhar a sua mãe. “Já tinha um conhecimento básico, pois toco violão, porém ao acompanhar minha mãe passei a aprender mais de teoria e de flauta doce. Está sendo um arremate”, disse Sarai.

*********
Então vamos combinar: as 19h00 na Escola de Música Jorge Andrade e depois na Fina Flor do Samba para aplaudir o show do Iomar Japonês no Mercado Cultural.

********
Se você quiser também tem show da Patrulha do Humor – Leia-se Coxinha a Autarquia no Palácio das Artes Rondônia.

Nenhum comentário: