terça-feira, 11 de novembro de 2014

Lenha na Fogueira - 12.11.14


Os festejos pelo dia nacional do Samba em Porto Velho, começam neste final de semana, com a apresentação do sambista amazonense Iomar Japonês.

*********
Iomar vai se apresentar sexta feira dia 14, com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e no sábado dia 15, na Roda de Samba de Raiz do Beto Cezar. Ambas as apresentações no Mercado Cultural.

********
Iomar Japonês é compositor especialista em Samba de Enredo e portelense desde criancinha, reside em Manaus onde é super considerado no mundo do Samba. Sexta feira contaremos a história o Iomar Japonês.

********
Já na sexta feira dia 28 e no sábado dia 29, quem vai se apresentar em Porto Velho em comemoração ao dia do Samba é o compositor Adalto Magalha. Esse é carioca da gema e vem sob os auspícios da Funcultural cantar com o Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e com o Beto Cezar na Roda de Samba de Raiz.

********
A programação pelo dia do Samba está das melhores! Coloca na agenda as apresentações dos sambistas, amazonense e carioca.
********
Também neste final semana, ou seja, nos dias 14 e 15 acontece a Festa dos Amigos e Filhos de Guajará Mirim promovida pela AFAG.
********
Este ano com a programação reduzida em virtude de alguns problemas, porém, com o mesmo carinho e garra que só o povo de Guajará Mirim tem a festa vai acontecer. Veja nota distribuída pela diretoria da Associação:

********
COMUNICADO AFAG - Comunicamos aos associados, amigos, conterrâneos e colaboradores que a Associação Cultural dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim-AFAG, diante das inúmeras manifestações contrárias a não realização do Encontro deste ano, anteriormente divulgada, em reunião com os seus diretores, RESOLVE:

********
Realizar o 13º Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim; Restringir a data do Encontro apenas nos dias 14 e 15 de novembro; Realização do baile de enceramento no Rotary Clube com a utilização de Banda Local; Efetuar orçamento de gastos com o Encontro para solicitação de colaboração junto os associados, amigos e a Semcet/GM; Reduzir o número de atividades.

*******
O certo é que a festa vai acontecer e estaremos lá. Aliás, faltou dizer que o Boi Corajoso do Cleiton Lopes vai se apresentar pela primeira vez e a estréia será durante a festa da AFAG.

*********
Isso quer dizer que o Duelo na Fronteira pode passar a contar com três grupos folclóricos se apresentando. Malhadinho, Flor do Campo e Corajoso e se assim for não será mais Duelo e Sim TRI – ELO (existe essa denominação Joel?)

********
Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural, o ator e acadêmico da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Cláudio Zarco, vai representar Rondônia nos festivais de teatro (cenas curtas) de Niterói, no Rio de Janeiro e Manaus, no Amazonas. As passagens de ida e volta foram pagas pelo Município.

********
Em 2013, também com o apoio da gestão do prefeito Mauro Nazif, Zarco participou do festival de teatro em Araçatuba – São Paulo. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor ator e melhor sonoplastia em Fortaleza, no Ceará, ao apresentar o monólogo “Pássaro Fora do Ar”, de sua autoria. Na classificação geral do festival de cenas curtas, com no máximo três minutos de duração, ficou com a terceira colocação.

********
Na avaliação de Zarco, o apoio da prefeitura é de fundamental importância, principalmente aos estudantes de teatro, para que levem a arte de Porto Velho para fora de Rondônia.

*********

Enquanto isso, o acervo da Madeira Mamoré continua atolada na “miséria” cultural rondoniense! 

Nenhum comentário: