quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PALCO GIRATÓRIO TEM CAVALO MARINHO




Na capital rondoniense as atividades do Palco Giratório iniciam neste sábado (1) com o espetáculo “Cavalo-marinho,de Pernambuco, às 20h30 na quadra do SESC Esplanada. Serão 30 dias consecutivos de apresentações gratuitas em locais diversos espalhados pela cidade.
Porto Velho é a única capital da região Norte que vai receber o Festival Palco Giratório em sua temporada neste ano. O projeto de circulação é o maior deste tipo na América Latina e consiste em levar o trabalho de grupos subsidiados pelo Sesc para todas as regiões do país. Com isso a cidade recebe o que há de melhor em peças teatrais, dança e circo em nível nacional. Todos os espetáculos são gratuitos e com classificação indicativa específica.

Para Adriana Zanki Cordenonsi, professora universitária, o Palco Giratório é, sem dúvida, o evento de teatro mais importante da cidade. “A qualidade e diversidade das peças sempre me surpreendem. É uma das únicas oportunidades do público portovelhense assistir peças de diferentes Estados do Brasil. O mês de setembro em Porto Velho é sinônimo de agitação cultural graças ao palco Giratório”, conclui.
Criado e gerenciado pelo Sesc desde 1998, o Palco Giratório oferece ao público a oportunidade de apreciar a arte.
“Conscientes de que a cultura brasileira é um importante pilar para a afirmação de nossa identidade, esperamos continuar contribuindo para atingir as mais diversas comunidades e difundir toda a riqueza cultural do nosso país”, afirma o presidente do Conselho Nacional do Sesc, Antônio Oliveira Santos.
Este ano em sua 15ª edição, o Festival é uma das mais bem-sucedidas iniciativas culturais do país, pois levou espetáculos teatrais e musicais para capitais e cidades do interior, formando platéias numerosas e promovendo o acesso de um público diversificado e amplo a espetáculos dos mais vários cantos do Brasil.
Além de mostrar e difundir as montagens regionais para outras localidades, o Palco Giratório também funciona como um canal de intercâmbio entre atores e profissionais de diferentes equipes que atuam no mesmo segmento em regiões distintas.
“O Palco Giratório já é um evento consagrado no cenário teatral brasileiro e o Sesc Rondônia se destaca por ser a única unidade da região Norte que promove e sedia o festival. Nossos técnicos trabalham durante todo o ano no planejamento do evento, sem dúvidas é o festival cultural mais grandioso de nossa região”, salienta o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.
O diretor regional do Sesc Rondônia, Waldy Fernando Bastos, falou sobre a importância da participação da família comerciária. “Os rondonienses já conhecem o Palco Giratório pela sua tradição. O evento tornou-se a grande oportunidade para os comerciários contemplarem espetáculos de todo o Brasil”, ressalta. (AI).

Nenhum comentário: