domingo, 26 de agosto de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - DIA 25 E 26

O boi bumbá Diamante Negro é o grupo folclóricos responsável pela abertura da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro no Arraial Flor do Maracujá.

*********
A apresentação do boi do Amo Aluizio Guedes está marcada para o dia 31 de agosto logo após a abertura oficial do evento que de inicio, está marcada para acontecer as 22h00 no Parque dos Tanques.

**********
Com o tema “Das Raízes ao Poder de Criação – Você como ser humano através do imaginário popular”

*********

Aluizio e sua família acreditam que o título será conquistado fazendo a alegria dos simpatizantes do bumbá da Zona Sul.

*********
Se fosse cumprir o Regulamento a risca, o Diamante Negro só se apresentaria no dia 7 de setembro, na noite dos vices campeões do Flor do Maracujá.

**********
Acontece, informa Aluizio, que em virtude da mudança na data do inicio do Festival, ficamos impossibilitados de atender o que reza o Regulamento e então solicitamos e fomos atendidos pela direção da Federon, que nosso grupo se apresentasse na noite de abertura do Arraial, ou seja, 31 de agosto.

**********
Na realidade o Diamante Negro é a primeira vítima da mudança da data do Flor do Maracujá pois, contratou e trouxe 17 artistas artesãos de Manaus, para fazer suas alegorias cenários e indumentárias, só que as passagens que segundo o presidente do Boi, foram adquiridas com recursos próprios (apesar do grupo estar trabalhando na campanha de dois candidatos a prefeito de Porto Velho), oferecidas em promoções pela agencia de viagem e esse estilo de aquisição, obriga o comprador a assumir o compromisso do dia do embarque de inda e volta, se não, vai ter que arcar com a diferença do preço que é muito alta.

**********    

As passagens adquiridas pela direção do Diamante Negro estão com data de retorno marcada para o dia 4 de setembro. Por isso o Aluizio solicitou que seu grupo se apresente na primeira noite do Flor do Maracujá.

*********
Com isso ele coloca o bumbá Az de Ouro na fita. Quer dizer, na programação das TVs que irão transmitir o Flor.

*********
Explica Aluizio Guedes: Caso meu grupo dançasse no dia 7 de setembro, o Az de Ouro do Silfarnei não apareceria na TV porque ao ficar em terceiro lugar no arraial passado, iria dançar na quinta feira e quinta feira, a TV não transmite para o mundo!

**********

“Graças ao Diamante Negro o Az de Ouro vai aparecer na TV”, instiga o Amo do Diamante.

*********

Grandes novidades o boi da dona Eleida Guedes vai colocar na arena do Flor do Maracujá, entre elas o Pajé Régis e o apresentador Ricardinho ambos do Flor do Campo de Guajará Mirim e é claro, grandes cenários confeccionados pela equipe que veio de Manaus.

*********
Além disso, as jovens dançarinas que estarão disputando os itens Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Rainha da Batucada estarão se apresentando pela primeira vez como “itens”.

***********
Cunhã Poranga Myrla Pinheiro, Rainha do Folclore Amanda Sara; Rainha da Batucada Leandra Firmino, Levantador de Toada Thiago.

**********
Além disso, a Leda Guedes ex Cunhã Poranga vai se apresentar este ano como Porta Estandarte.

**********
Simone Guedes continua como Sinhazinha da Fazenda, Aluizio Guedes como Amo, Hudson Guedes Mestre da Marujada, Walci do Cavaco cantor e diretor da Banda e o Fabiano que também vai atuar como Pajé juntamente com o Régis Lopes.

*********
A toada que vai disputar o item melhor toada: “Crisálida da Vida” com o ritual da “Procriação”.

*********
Aluizio Guedes garante que seu grupo vai realizar um espetáculo de boi bumbá jamais visto  em Porto Velho.

**********
“Não estamos para brincadeira, vamos derrubar o contrário, seja ele quem for, passaremos por cima com nossa criatividade”.

*********
Por tudo isso, acreditamos que a disputa entre os grupos de bois bumbas no Flor do Maracujá deste ano não será fácil.

********
Basta lembrar que o boi Vencedor está trazendo de Guajará Mirim mais de 50 batuqueiros do boi Malhadinho além das indumentárias de todos os personagens,

*********
O Az de Ouro está trazendo uma tribo de Humaitá (AM) e ainda tirou do boi Diamante, três ótimas dançarinas entre elas a Porta Estandarte e a Cunhã Poranga além da tribo Yaporanga.

*********
Pelo lado do campeão Corre Campo dona Branca conta  além do artesão Saulo Toscano, com a equipe do Ednarte que nada mais, nada menos, foi campeã pelo boi Flor do Campo de Guajará Mirim.

*********
Silvio deixa de ser Amo e assume como apresentador prometendo deixar “Esse tal de Ricardinho no chinelo”

*********
Para o amigo leitor fazer idéia de como a disputa entre os bois vai ser das melhores, o boi Marronzinho último colocado no ano passado, trouxe de Parintins o compositor e levantador de toada Melquiades Lacerda. O garota é muito bom!

*********
Quer mais, lê nossa coluna diariamente que te passo!

Nenhum comentário: