quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 30.08.12


Lenha na Fogueira

Os coordenadores do Flor do Maracujá responsáveis pelas apresentações dos grupos folclóricos convidados, aqueles que não estarão concorrendo ao título de melhor, da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, estão com dificuldade para fechar a programação.

*********
Praticamente todos os grupos contatados, não aceitaram ou exigiram pagamento de cachê considerado pelos organizadores, como fora da realidade.

**********
Por exemplo: O Grupo Minhas Raízes do distrito de Nazaré, respondeu ao convite, dizendo que só aceita se apresentar no Flor do Maracujá por um cachê de R$-4 MIL livre de despesas com passagens e estadia além do imposto.

***********
Nesse pacote entra também a Dança do Seringandô. Lamento apenas pela não apresentação da Dança do Seringandô que é realmente uma manifestação folclórica. O Grupo Minhas Raízes é muito bom, ótimo até, mas, o Flor do Maracujá não é palco pra eles.

*********
O grupo de bumbá Malhadinho de Guajará Mirim também mandou dizer que está impossibilitado de vir se apresentar. Afinal de contas até hoje não receberam o subsídio prometido pelo governo estadual referente ao Festival Folclórico de Guajará Mirim deste ano.

********
O grupo de dança de Costa Marques não vem,  porque está participando de um festival em uma localidade boliviana. “A gente estava programada para dançar no Flor do Maracujá nos mêses de junho/julho”, Disse Luzia Penha.

*********
Assim fechado, fechado mesmo, só tinha até ontem à tarde o show do cantor Caribé “Cariberana” e o boi bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim.

********
Deixa-me dizer alguma coisa a respeito desse assunto. O Flor do Maracujá não precisa de nenhum desses grupos. Nem de boi de Guajará, nem de grupos de Nazaré e nem nada. Não precisa nem de banda de forró.

*********
Sabem por que? Porque a grande atração, aquela que realmente leva o público ao Arraial, são nosso grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás. Esses sim, lotam os camarotes e as arquibancadas.

**********
Querem ver uma coisa, ano passado trouxeram um jovem tecladista de Costa Marques (por sinal muito bom), para a se apresentar na noite de abertura. Resultado, o rapaz cantou prun’s quatro gatos pingados. Quer dizer foi só despesa.

**********
No encerramento do arraial, o grupo convidado foi o Wak’umã do Paulinho Rodrigues e o fracasso de público foi total e olha que o Wak’umã é considerado uma dos melhores da Amazônia.

*********
Trouxeram também o Quinteto Violado de Pernambuco e eles tocaram praticamente pra ninguém.

********
Enquanto isso, durante as apresentações dos nossos grupos folclóricos é aquele empurra-empurra para se conseguir um lugar nas arquibancadas e “pulseira” que da acesso aos camarotes.

*********
Então minha amiga Bebel, não precisa ficar esquentando a cabeça com os grupos que não estão aceitando se apresentar no Flor do Maracujá.

*********
Até porque, só aparece na TV a dança dos nossos grupos folclóricos o resto é coadjuvante e coadjuvante não recebe muito aplauso.
*********
Não era preciso nem colocar palco na arena do Flor do Maracujá porque as bandas dos grupos folclóricos costumam se apresentar embaixo, ou seja, junto com os dançarinos.

**********
Banda de Boi Bumbá fica no meio da batucada ou marujada, não precisa de palco para tocar.

*********
É uma despesa danada, com a montagem e manutenção do palco durante dez dias, para nada!

*********
Porque não aproveitar esse dinheiro e colocar a disposição dos grupos folclóricos,
**********
É preciso valorizar mais nossos grupos folclóricos e não ficar trazendo grupos de fora para se apresentar numa festa que é nossa, dos grupos de Porto Velho, apesar do Arraial ser promovido por uma secretaria estadual.

*********
Só para não ficar fora do eixo.

*********
Um artista plástico veio me perguntar: “O que o Zé Monteiro faz todo dia na Secel”. Dizem amigo, que ele ta querendo voltar para a coordenação dos Pontos de Cultura. Será!

**********
Atenção, muita atenção - Produtores e diretores têm até amanhã 31 de agosto, para inscrever suas produções audiovisuais na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia, que será realizado em Porto Velho de 6 a 10 de novembro de 2012.

***********
O Festival aceita filmes em 35 milímetros e 16 milímetros, vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos. O regulamento e inscrições estão disponíveis no site http://www.cineamazonia.com

**********
Nesta edição, a organização prepara uma programação especial por ser comemorativa a primeira década do evento. Em 10 anos o Festcineamazônia se consagrou como o maior festival de audiovisual da região.
**********
O Flor do Maracujá começa amanhã com a apresentação do boi Diamante Negro!

Nenhum comentário: