domingo, 26 de agosto de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 27.08.12


“Eu salvei o Flor do Maracujá, estou realizando o Arraial no dia 31 de agosto. Toda a estrutura já está quase pronta, as arquibancadas estão montadas, além do palco, som e luz. Os grupos já estão ensaiando e toda a parte de logística está em execução. Tomei medidas necessárias e que vão garantir a realização do maior festejo do nosso Estado”, discursou o titular da Secel em entrevista que está postada no site de noticias Rondônia ao Vivo!

*********

Se é assim, vamos lembrar o que os dirigentes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon exigiram, durante reunião que aconteceu no  dia 16 deste mês, com o então secretário Francisco Leilson Chicão.

*********
“Os Grupos de Quadrilhas através da Federon comunicam, que não aceitam apresentações dos grupos de Bois Bumbas de Guajará Mirim na XXXI Mostra de Quadrilhas do Arraial Flor do Maracujá”

*********
Aí o bicho pega, pois alguns da Secel morrem de amores pelos grupos de Guajará e se pudessem os colaria em toda e qualquer programação da secretaria.

**********
A exigência dos grupos de quadrilha de Porto Velho em parte tem razão de ser, pois segundo eles (os dirigentes dos grupos que se manifestaram na reunião), a direção dos Bois de Guajará “proibiu” a apresentação das Quadrilhas de Porto Velho durante o Festival Duelo na Fronteira deste ano.

*********
Tai o impasse. Particularmente acho desnecessária a apresentação de representações do bois de Guajará no Flor do Maracujá deste ano. Acontece que como o Flor está acontecendo após o Festival de Guajará Mirim não tem porque essa apresentação, não que eu tenha alguma coisa contra os bumbas da Pérola do Mamoré muito pelo contrário. Acontece que a apresentação deles foi marcada quando o Flor estava para ser realizado no mês de junho. Aí sim serviria como chamamento para o Duelo na Fronteira que acontece sempre no segundo final de semana de agosto.

*********
E mais, pelo que sabemos, muitos integrantes dos bois de Guajará estarão se apresentando pelos bois de Porto Velho. Como é o caso do Pajé e do apresentador do Flor do Campo que vão se apresentar no Diamante Negro do Aluizio Guedes.

*********
Parte dos batuqueiros do Malhadinho segundo o “Vereador” vão se apresentar pelo boi bumbá Vencedor.

******** 
Tem uma tribo inteira de um dos bois de Guajará que vai se apresentar num dos bois de Porto Velho. Então eles já estarão participando do Flor do Maracujá.

********
O ideal seria trazer como estava previsto antes da mudança do secretário, o Grupo Minhas Raízes do Distrito de Nazaré para apresentar a “Dança do Siringandô”. Essa é uma dança genuinamente rondoniense, pois foi resgatada pelos integrantes do Instituo Minhas Raízes e é muito bonita.

**********
Outro grupo folclórico que também estava na programação antes da mudança na Secel, era o Grupo de Costa Marques que apresenta a dança “O Revoar dos Pássaros”, que também é muito bonita. Essa dança foi desenvolvida pela dona Reneide Gonçalves que reside em Costa Marques, portanto, é outra manifestação folclórica genuinamente de Rondônia.

********
Os grupos citados acima merecem maior apoio por parte do governo estadual, afinal de contas, trabalham pesquisando a nossa cultura. Mostrar a Dança do Seringandô e a Dança o Revoar dos Pássaros ao público do Maracujá, é promover apoio à cultura popular de Rondônia.

*********
E ainda tem a quadrilha lá do município de Jaru que é muito bacana, engraçada e totalmente diferente das nossas Quadrilhas.

**********
Mais o cantor Caribé e sua “Cariberana”, que também merece uma oportunidade para mostrar seu trabalho no Flor do Maracujá.
**********
O Flor do Maracujá deste ano, além de ter ganhado um espaço exclusivo e que deve ser definitivo, mesmo com o governo anunciando a parceria com a prefeitura na construção do Centro de Convenção e Grandes Eventos no Aeroclube de Porto Velho.

**********
Acontece que existe uma manifestação para que o Bumbodromo/Quadrilhodomo permaneça no Parque dos Tanques. Aí será totalmente dos grupos folclóricos que poderão construir seus barracões e quem sabe, até suas escolinhas de arte no local.

*********
Só tem uma coisa que está destoando e pode até tirar o brilho do Flor do Maracujá deste ano. É justamente o Parque de Diversão. O que está instalado pode até ser bonitinho, mas, é muito pequeno para uma festa do porte do Flor do Maracujá. Será que prevaleceu a emoção e não a razão na hora da seleção? O Neri ta invocado com aquilo e não pode mais fazer nada!

**********
Atenção muita atenção! Vai começar a maior festa folclórica do estado de Rondônia o Arraial Flor do Maracujá. Dia 31 de agosto no Parque dos Tanques – entrada franca. Não perca!

*********
Depois dessa, só nos resta perguntar! Será que “A Parada de 7 de Setembro” alusiva a Independencia do Brasil vai ter sua data mudada?

Nenhum comentário: