quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ARRAIAL - DIAMANTE DAS RAIZES AO PODER DA CRIAÇÃO




O boi bumbá Diamante Negro, vai se apresentar na noite de hoje 31, na abertura oficial da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
De acordo com o presidente Aluizio Guedes o bumbá da Zona Sul vai apresentar o tema: “Das Raízes ao Poder de Criação – Você como ser humano através do imagário popular”. O artesão responsável pelo desenvolvimento do tema  Wendel Miranda que tem como soldador de ponta o Francenildo, escultor de ferro o Edinelson e o responsável pelo revestimento Tadeu todos da Ilha Tupinabarana - Parintins (AM), garante que  o bumbá vai apresentar um espetáculo muito bonito que começa com o descobrimento do Brasil com a Caravela de Cabral trazendo em seu bojo, as brincadeiras que passaram a ser praticadas na terra conquistada. Daí pra frente, muitas surpresas irão acontecer, informa o artesão. Entre as alegorias que entrarão na arena na noite de hoje  vamos apreciar a “Onça Preta” montada pela Porta Estandarte Leda Guedes; O Pajé Regis Lopes chegará à arena carregado por uma águia de duas cabeças. “É a metamorfose de homem réptil com a águia conhecida como “Unlaquínfia”.
A apresentação do boi do Amo Aluizio Guedes começa as 23h00 logo após a abertura oficial do evento que de inicio, está marcada para acontecer as 22h00 no Parque dos Tanques.
Aluizio e sua família, acreditam que o título será conquistado fazendo a alegria dos simpatizantes do bumbá da Zona Sul.
Além dos cenários muito bem confeccionados pela equipe parintinense o  Diamante Negro coloca no “curral de dança” do Flor do Maracujá os seguintes itens: Cunhã Poranga Myrla Pinheiro, Rainha do Folclore Amanda Sara; Rainha da Batucada Leandra Firmino, Levantador de Toada Thiago, Porta Estandarte Leda Guedes, Sinhazinha da Fazenda Simone Guedes, Amo Aluizio Guedes Mestre da Maruja Hudson Guedes, Walci do Cavaco cantor e diretor da Banda e o Fabiano que também vai atuar como Pajé.
A toada que vai disputar o item melhor toado: “Crisálida da Vida” com o ritual da “Procriação”.
Aluizio Guedes garante que seu grupo vai realizar um espetáculo de boi bumbá jamais visto  em Porto Velho. “Não estamos para brincadeira, vamos derrubar o contrário, seja ele quem for, passaremos por cima com nossa criatividade”.


Julgadores

A coordenado da Comissão de Julgadores de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, atriz Sueli Rodrigues, reuniu na manhã de ontem com os dirigentes dos grupos folclóricos e da Federou e colocou para análise, os nomes das pessoas que foram convidadas para atuar como jurado de Boi Bumbá e Quadrilha. Entre os nomes apresentados apenas dois foram impugnados pelos folcloritas; Edson José Corbim e Fabel Fabiano.
Após a análise dos nomes o corpo de jurados ficou assim:
Julgadores de Quadrilhas – Erinaldo Oliveira da Silva; Firmineto Mendes da Silva; Júnior Paixão Ribeiro Lima; Uelton Telio Ribeiro Salomão e Welington Luiz de Oliveira Sales.
Julgador de Bois Bumbás – Alberto Sidnei de Jesus Rodrigues; André Luiz Santos de Souza; Marcio Oliveira Brito; Flávio Daniel Pereira da Silva o quinto jurado virá ou de Cacoal ou de Rolim de Moura.
Das cinco notas, a menor e a maior de cada quesito será eliminada sendo computadas apenas as três notas restantes.

Nenhum comentário: