quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EXPOSIÇÃO - ARTE E VIDA NA IVAN MARROCOS


 

EXPOSIÇÃO


 A tecelagem produzida na localidade de Santa Catarina do baixo rio Madeira acontece neste final de semana

No próximo sábado 11, o Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira abre na Casa da Cultura Ivan Marrocos, exposição de artesanato produzido pelos alunos da entidade, que tem sua sede na localidade de Santa Catarina no baixo rio Madeira. Segundo a artista plástica Rita Queiroz idealizadora e principal incentivadora do Ponto de Cultura, a exposição ficará na Ivan Marrocos sábado e domingo. “Trouxemos a produção em tecelagem dos nossos alunos para comercializar aqui na capital e o apurado com as vendas será investido na compra de material como agulhas e linhas para que o trabalho tenha prosseguimento”, disse Rita. O trabalho em tecelagem desenvolvido no Ponto de Cultura “Arte e Vida Rio Madeira” é considerado de primeira qualidade. As oficinas em Santa Catarina são ministradas por uma das mais capacitadas artesã do estado de Goiás Maria Cecília Espínola. “Quando a Rita me convidou para fazer parte dessa empreitada, fiquei deveras gratificada, afinal de contas fomos nós que ajudamos a elaborar o projeto de criação do Ponto de Cultura”, disse Cecília.  

A exposição com trabalhos em tecelagem, produzidas pelos alunos do Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira, conta com Tapeçaria, Mantas, Cortinas, Toalhas e outros. “É muito dificultoso manter uma entidade como a nossa, em virtude do acesso ser apenas por via fluvial, basta lembrar que uma viagem de Porto Velho a Santa Catarina e vice versa dura no mínimo cinco horas de barco”, lembra Rita Queiroz prosseguindo, ”além disso, tem o problema de na localidade não termos como comprar material, seja técnico como tinta, corante e outros e até mesmo gênero alimentício. Tudo tem que ir de Porto Velho o que encarece a manutenção do Ponto de Cultura”.

O coordenador dos Pontos de Cultura Rondônia Dinho Reis recentemente fez uma visita de fiscalização ao Ponto de Cultura e voltou super gratificado por ver, como apesar das dificuldades, a administração do Ponto Arte e Vida Rio Madeira desenvolve um trabalho de primeira linha junto à comunidade de Santa Catarina.
A exposição de Tecelagem produzida em Santa Catarina será aberta sábado 11, as 8h00, na Casa da Cultura e fica até domingo à noite.

Nenhum comentário: