terça-feira, 14 de agosto de 2012

DUELO PARA SE CHEGAR À FRONTEIRA


DUELO NA FRONTEIRA

A BR 425 que liga Guajará Mirim ao restante do Brasil está quase intrafegável tantos são os buracos


Guajará Mirim oferece aos turistas todo ano, na segunda semana do mês de agosto, o Festival conhecido como “Duelo na Fronteira”, que reúne em acirrada disputa folclórica os bois bumbas, Flor do Campo & Malhadinho, um espetáculo cenográfico sem par.
Acontece que para se chegar a cidade Pérola do Mamoré fronteira com a cidade boliviana Guaramerim, é preciso, aí sim, travar uma luta com os buracos existentes na BR 425 o único meio terrestre para se chegar a Guajará. O interessante é que todo ano o bumbodromo abriga uma gama de autoridades que têm o poder de resolver o problema, seja perante o governo estadual ou junto ao governo federal. Políticos que vão de vereador a senador, passando por deputados estadual e federal além de secretários de governo.
Aliás, recentemente fizemos uma viagem de Porto Velho ao Rio de Janeiro de carro, e observamos que a BR 364, de Vilhena até Três Lagoas divisa de Mato Grosso com São Paulo é um verdadeiro tapete, inclusive muito bem sinalizada, o mesmo não acontece de Vilhena a Porto Velho onde o que se vê é uma rodovia cheia de buraco.
Pior que a BR 364 é a BR 425, que liga Porto Velho a partir de Abunã a Guajará Mirim. O que assistimos, lemos e ouvimos, é o governo estadual dizendo que Guajará, é a menina dos seus olhos e coisa e tal. Sabemos que a 425 é uma BR Federal e por isso não pode receber manutenção via estado. Porém, os deputados federais e os senadores do estado de Rondônia assim como próprio governador,  podem intervir junto ao governo federal no sentido de determinar o DENIT a mantê-la pelo menos trafegável, o ideal mesmo, é tirar o que ainda resta de asfalto e pavimentá-la de novo.
Se quiserem investir em Guajará Mirim vençam primeiro o Duelo: BR 425 X Carro!

Nenhum comentário: