quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ENSAIO GERAL DO BUMBÁ FLOR DO CAMPO



DUELO NA FRONTEIRA
 O Flor do Campo se apresenta oficialmente no Festival Folclórico de Guajará no próximo sábado


Nesta quinta-feira, 09, o Boi Bumbá Flor do Campo estará realizando o seu ensaio geral na arena do Bumbódromo da Pérola do Mamoré, quando irá testar as novidades que pretende apresentar no 18º Festival Folclórico de Guajará-Mirim.

Além da presença de todas as tribos, itens e subitens, vaqueiradas, batuqueiros e banda, estarão marcando presença no ensaio geral da Nação Vermelha e Branca, Marcos Azevedo (o popular Marquinhos), tripa oficial do Boi Caprichoso, Márcio do Boi, Diretor da Banda do Caprichoso e Francineuber Souza, Pajé da Associação Folclórica Tribo Mundurukus.

A Diretoria - empolgada com o ritmo dos trabalhos, bastante adiantado segundo a Vice-Presidente Ivete Manussakis - convida a população do Tamandaré, brincantes e amantes do Boi de D. Georgina para participarem do grande ensaio desta quinta-feira, que iniciará a partir das 17 horas.

Artistas do Flor do Campo

Alguns meses antes da realização do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, as Diretorias das duas agremiações culturais de bumbás da Pérola do Mamoré iniciam suas negociações, para contratar artistas e artesãos da Ilha de Tupinambarana e, desta forma, completarem as equipes que irão criar e construir alegorias, fantasias e adereços das Nações Vermelha e Azul.

Porém, nos últimos anos, tanto o Flor do Campo quanto o Malhadinho tem valorizado seus gênios criadores nascidos nas barrancas do Rio Mamoré. São eles que dão o tom da inventividade e da grandiosidade plástica do combate estético também conhecido como Duelo na Fronteira.

Os artistas Paulo Menda, Rose Borges e André Stéfano são os responsáveis por uma das equipes que elaboram grandes e belos objetos de artes apresentados na arena do bumbódromo durante a realização do festival.

A trinca composta por talentosos artistas nascidos e criados nas terras da República Mamorense ocupa e comanda um dos principais ateliês de fantasias e adereços do Bumbá do Bairro Tamandaré, em 2012, responsável pela criação e montagem de seis tuxauas, pelas duas fantasias e adereços da vaqueirada, tribo masculina coreografada, tribo cinta-larga e oito indumentárias para encenações.

Paulo Menda é o veterano desta equipe de artífice do Boi-Bumbá Flor do Campo. Aportou no grêmio cultural no ano de 1997, e antes de se tornar um dos grandes artistas da Nação Vermelha Branca, foi brincante, desempenhando o papel de Pajé.
Irmã de Paulo Menda, Rose Borges está no Bumbá Vermelho há 13 anos e, durante este período, por sete anos, também foi dançarina. Convidada pelo irmão Paulo, passou a ser sua ajudante no ateliê. Com o tempo, Rose aprimorou seus dotes artísticos e se descobriu grande artesã. Atualmente Rose Borges é uma das imprescindíveis responsáveis pela criação e elaboração de fantasias e adornos complementares do Flor do Campo.

O trio de artistas expoentes da Perola do Mamoré se completou com a chegada de André Stéfano, esposo de Rose, que iniciou suas atividades ajudando sua companheira. Foi assim que André foi se tornando um dos artistas top de linha do Bumbá Vermelho.

Paulo, Rose e André, juntamente com dezenas de auxiliares e colaboradores, formam uma grande família de brilhantes e abnegados artistas do quadro de artífices expoente do Bumbá de D. Georgina e, ao longo dos anos, seus trabalhos tem contribuído para o crescimento do Festival de Guajará.

Nenhum comentário: