sábado, 18 de agosto de 2012

LENHA NA FOGUEIRA-18.08.12

Lenha na Fogueira


Agora o Flor do Maracujá passa a ser o evento mais importante, culturalmente falando, do estado de Rondônia

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Ontem pela manhã o secretário da Secel Chicão se reuniu com representantes de grupos folclóricos para discutir o Regulamento que vai gerir as apresentações dos grupos folclóricos no Flor.

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No inicio da reunião o secretário aproveitou para esclarecer aos presentes, sobre os fatos que ultimamente vêm sendo divulgados na mídia virtual, dando conta de sua demissão do cargo de secretário. “As mudanças na Secel quem está promovendo sou eu, com a troca de gerentes e outros titulares”.

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Explicou ainda que as especulações sobre sua demissão são oriundas de duas ou três pessoas do seu próprio partido que não aceitaram os cargos oferecidos, porque acharam que o CDS era muito pouco e agora querem a assumir a pasta em seu cargo maior.

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“Minha preocupação e meu objetivo é promover o desenvolvimento da cultura e do esporte em nosso estado independentemente se como titular da pasta ou não”.

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Os folcloristas presentes se colocaram a disposição no sentido da realização do Flor do Maracujá e a reunião transcorreu amistosamente.

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O Flor do Maracujá será uma realização do governo do estado de Rondônia através da Secel, da prefeitura municipal de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia - Federon


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Vejam bem, não será com a realização de um e apoio de outro. São os três realizando o Arraial. À Secel cabe a montagem da estrutura de arquibancada, camarotes, sonorização e iluminação. À prefeitura o asfaltamento da área onde está sendo montado o Arraial, além de outros cuidados. À Federon  cabe a organização artística ou seja a coordenação das apresentações dos grupos.

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Independente de tudo isso está à promoter, diretora teatral, atriz e iluminado Suely Rodrigues que ficou com a responsabilidade de selecionar os julgadores de Bois Bumbás e Quadrilhas.

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De inicio e por solicitação da Federon todos os jurados virão ou de outros estados, ou de mnicípios de Rondônia. Só não pode ser ou morar em Porto Velho. Guajará, Amazonas e Acre.

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Durante as apresentações no Flor do Maracujá os grupos e seus membros estão proibidos de agradecer esse ou aquele político, seja candidato a vereador, prefeito ou mesmo político com mandato como deputado federal, estadual ou senador. Pode agradecer o governo estadual e o municipal. O brincante não pode ser nem candidato, de acordo com a Lei eleitoral
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Deputado que esconde dinheiro na “cueca” nem pensar.

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Mudando de assunto:

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Neste sábado 18, será eleita a jovem que vai representar Rondônia no Garota Top Cufa.

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Esse concurso vai muito além de um evento de moda. Essa iniciativa é mais uma atitude para elevar a auto-estema dos moradores de comunidades. As jovens que participarão do Top Cufa Brasil sairão dessa experiência mais fortalecidas para enfrentar as diferenças que existem entre os bairros periféricos e o centro da cidade. As participantes têm entre 18 e 22 anos completos e são de família de baixa renda.

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Em Rondônia a seletiva será em Porto Velho dia 18 de agosto sábado no Clube Kabanas.

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Em Rondônia a Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro Amazônica – ACCUNERAA é a responsável pela realização do evento.

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Hoje é dia de Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural a partir das 17h00.

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Hoje o Marquinho do Cavaco e convidados toca no Bar Antônio Chulé (Joaquim Nabuco com a Rua Bolívia) a partir das 14h00.

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Essa é prá ler e participar:

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Petrobras abre inscrições para seleção pública
de projetos culturais

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Edição 2012 do Petrobras Cultural vai destinar R$ 67 milhões, a maior verba de todas as edições, ao patrocínio de projetos em todo o país.

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A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (17/8), na sede da Companhia, no Rio de Janeiro, a abertura de inscrições de projetos para a edição 2012 da seleção pública do Petrobras Cultural.

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O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda; do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo, do gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa e do gerente de Patrocínios da Petrobras, Sérgio Bandeira de Mello.

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O Programa vai destinar R$ 67 milhões, a maior verba de todas as edições, à seleção pública de projetos de todo o país, em 11 áreas culturais, dentro das linhas: Preservação e Memória, Produção e Difusão. As inscrições, que começam nesta sexta-feira (17) e seguem até o dia 1º de novembro, com términos diferentes para cada área, podem ser feitas pelo site www.petrobras.com.br/ppc.

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"Vejo o quanto a Petrobras vem evoluindo nesse compromisso com o mundo da produção cultural e com a expressão do povo brasileiro", disse a ministra Ana de Hollanda. A intenção, informou, é trabalhar com todas as linguagens, como projetos de cultura indígena e cultura popular.

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"A parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura (Minc) vai ser fundamental e acho que todos os artistas que têm sido contemplados sabem da importância da nossa aliança com todos os patrocinadores. Isso tem que ser um estímulo para a continuidade e para o crescimento", disse a ministra Ana de Hollanda.

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"A Petrobras demonstra que está alinhada com a política cultural que vem revolucionando o país. Foi esse processo de seleção, também usado pelo Minc por meio de seus editais, que determinou a entrada de centenas de projetos no mercado, anteriormente restrito aos produtores culturais nos grandes centros", afirmou o diretor da Petrobras, José Antônio de Figueiredo. "Foi por meio da seleção pública bem focada, destinada ao preenchimento das mais diversas lacunas culturais - do registro de uma língua indígena em extinção até a viabilização de grupos de teatro, companhias de dança e de música brasileiras pelo país afora - que esse programa se impôs, floresceu e dá frutos", avaliou Figueiredo.

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O gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, enfatizou a diversidade da cultura brasileira e o alcance nacional do programa.

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"Nós recebemos todos os segmentos culturais brasileiros no processo de seleção pública. Com as caravanas culturais, nossos representantes viajam para discutir o processo de seleção para que todos participem, inclusive capacitando pessoas nas mais diversas regiões do Brasil a produzir, elaborar e inscrever seus projetos", disse Santarosa.



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Programa Petrobras Cultural - A edição 2012 contará com várias novidades. Foram criadas duas novas áreas de seleção: Circulação de Exposições e Apoio a artistas, grupos ou redes musicais.


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Outra mudança foi o aumento do período de patrocínio à Manutenção de grupos e companhias de teatro e à Manutenção de grupos e companhias de dança para três anos.

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"Temos uma área completamente nova, que é a circulação de exposições. Há um grande mercado de exposições no Brasil que têm dificuldade de circular. Há um grande desejo dos produtores de expandir suas exposições", explicou Taís Reis, gerente de Patrocínios Culturais da Petrobras.

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Na seleção pública de Apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira, o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

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De acordo com Taís, a Caravana Petrobras Cultural vai percorrer 26 cidades do país e espera um público de 4 mil pessoas em palestras que visam esclarecer dúvidas sobre o edital para os produtores culturais locais.

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"Vamos conversar sobre os erros mais comuns, quais os acertos que as comissões buscam e ter um diálogo mais aprofundado". A gerente enfatizou que o mérito qualitativo dos projetos é o principal critério de escolha.

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As comissões de análise técnica da Seleção Pública Petrobras Cultural são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo Programa, incluindo realizadores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros.

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A composição das comissões, renovada a cada ano, busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo.

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O Petrobras Cultural já teve oito edições de Seleção Pública, abrangendo 80 áreas, destinando R$ 313 milhões a 1.319 projetos contemplados.

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Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.


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Durante o evento, também foram anunciados os projetos selecionados na Ação Extraordinária com o Ministério da Cultura, em continuidade à parceria iniciada em 2003 para realização de editais de seleção pública e projetos estruturantes.

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Neste ano, a ação dará apoio a 15 projetos, entre eles oito editais, com valor total de R$ 23 milhões. Esses projetos fazem parte da política pública de cultura e complementam as ações da seleção pública do Petrobras Cultural.

O regulamento dos editais está disponível no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).

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Vamos criar cambada de produtor cultural!

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