quinta-feira, 9 de agosto de 2012

COMEÇA NESTA SEXTA O 18º DUELO NA FRONTEIRA


FOLCLORE

A partir das 20h00 desta sexta feira começa a maior disputa entre grupos folclóricos do estado de Rondônia – Duelo na Fronteira. Apesar do nome o evento é uma festas das mais tranquilas que acontecem no nosso estado. O Duelo na Fronteira é a disputa pelo primeiro lugar que os bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim realizam durante três noites no bumbódromo da Pérola do Mamoré na fronteira do Brasil com a Bolívia.
A batalha entre os dois grupos folclóricos divide a cidade em duas. Do lado esquerdo de quem vem da beira do rio Mamoré no sentido da BR 425 quem domina são os torcedores do bumbá vermelho o Flor do Campo da dona Georgina e pelo lado direito a torcida do boi azul Malhadinho é a dona do pedaço.
As armas utilizadas nesse duelo são as coreoghrafias apresentadas pelas tribos dos curumins, feminina e masculina dos bumbas que vão para a “guerra’ mostrar como são exímios dançarinos e dançarinas de toada de boi bumbá. E láse vão 18 anos desde quando seu Edélcio Souza chamou o Leonilson Muniz Leo do Boi e a dona Georgina e fez o desafio: “Se vocês toparem vamos transformar a brincadeira dos boi de vocês, em uma grande festa no estilo Parintins”, os dois se entreolharam e até podem ter pensado “Esse velho ta ficando doido”, não estava não.

 acontece uma verdadeira batalha de sons, cores, movimento e alegria. Uma festa arraigada de muito folclore amazônico com a disputa entre o Boi Bumbá Flor do Campo (Vermelho) e Boi Bumbá Malhadinho (Azul). A pequena Guajará-Mirim se divide ao meio em torno desta grande disputa, atraindo os olhares e Turstas do mundo inteiro. Vem brincar de Boi em Guajará-Mirim!!!

Nenhum comentário: