quinta-feira, 9 de agosto de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 10.08.12


Lenha na Fogueira


Começa na noite desta sexta feira o 18º Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.


*********

Quem vai abrir a rodada de apresentações que só termina domingo dia 12, é o boi bumbá Malhadinho – O Boi da Superação. O Boi da Serraria, do São José enfim o Boi do lado direito da cidade (de quem chega pelo rio Mamoré)


*********

Leonilson Muniz o Léo do Boi presidente do Malhadinho convida a nação azul para lotar as arquibancada e fazer aquele barulho, afinal de contas, Galera é quesito em julgamento.

********
Nos Trilhos da Emoção é o tema que será defendido pelo Malhadinho em suas apresentações. A diretoria do bumbá quer com isso, prestar homenagem ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.


********
Durante o ensaio geral realizado na noite da última quarta feira o que se viu foi a euforia tomar conta dos brincantes e diretores do Boi que passou por algumas dificuldades e que por isso está sendo chamado de Boi da Superação.


*********

Léo do Boi garante que sua volta a frente da direção do bumbá juntamente com a Edileusa vai ser coberta de sucesso, ainda mais por contar com a eficiente participação do casal Silvio Evangelista e Rosângela.

********

Para quem acompanha a trajetória do bumbá azul, o termo Boi da Superação é muito bem aplicado, pois as dificuldades enfrentadas dentro da própria agremiação não foram fáceis de seres superadas. O trabalho do Silvio e da Rosângela foi de vital importância para que hoje o Malhadinho entre na arena com galhardia e pose de campeão.

********

Aliás, alguns itens voltaram, como é o caso do levantador de toada Tany Melhem que está de volta com força total.

********
Outros vem do boi contrário caso do Pajé Regis Lopes que ano passado se apresentou no Flor do Campo.


********

Estréia como a da Porta Estandarte Rhaissa Paes.


*********

Porém, nem tudo é rivalidade. Exemplo, a nova cunha poranga do Malhadinho é namorada do apresentador do Boi Vermelho.


*********

Este ano o governo estadual destinou ao Festival Folclórico de Guajará Mirim R$ 1.2 Milhão sendo que os bois Malhadinho e Flor do Campo vão receber R$ 400 Mil cada um e o restante é para a contração da estrutura de som, iluminação e camarotes.


*********

A coordenação do Festival está a cargo da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel e o secretário Francisco Leilson Chicão assumiu pessoalmente a direção da coordenação, colocando o assessor Gino Serrati para fiscalizar o desenrolar da montagem em Guajará Mirim.

********

Pela primeira vez um dos grupos troca a cobrança em espécie dos ingressos, por doações de alimentos não perecíveis. Este grupo é o Malhadinho.


*********

Os camarotes foram todos comercializados desde o inicio deste ano


*********

Pelo segundo ano consecutivo a Associação Curta Amazônia leia-se Carlos Levy e Golda Kelly, respondem pela parte financeira do Festival ou melhor, responsável pela sua organização!


*********

A prefeitura de Guajará Mirim através da Fundação Cultural que agora é dirigida pelo Diego tem grande parcela de participação no Duelo da Fronteira, basta dar uma olhada na cidade.

*********

Aliás o prefeito Pegorini caladinho, caladinho sempre apoiou o Festival apesar de alguns dirigentes dos grupos acharem que a prefeitura deveria participar mais.

********

Os jurados vem de fora ou seja de outros estados como São Paulo,


********

E quem contrata é a prefeitura de Guajará Mirim o que é uma grande contribuição ao festival.


**********

A coordenação do Duelo na Fronteira espera mais de 30 Mil turistas o que vai movimentar tanto o comercio de Guajará Mirim como o de Guayaramerim na Bolívia.

*********

Vale salientar que todos os hotéis e pousadas da Pérola do Mamoré estão com lotação esgotada.


*********
Quem quiser assistir o festival e não reservou estadia em hotel deve procurar casa de amigos.

********

Amanhã quem vai abrilhantar o festival é o Flor do Campo o boi vermelho do Tamandaré com a história de Pamine – O Renascer da Floresta. O pessoal do boi da dona Georgina vai com as garras afiadas em busca do título perdido ano passado.


*********
Como nem tudo são flores. Temos que registrar um fato que vem nos preocupando há alguns anos.


*********

Apesar dos dois grupos de boi de Guajará serem Ponto de Cultura não exercem essa função como deveriam

********
Eles contratam artistas de Parintins e Juruti para confeccionar as alegorias e cenários quando o ideal, seria trazer esse povo muito antes do festival, para aplicar oficinas aos jovens de Guajará Mirim.

********

Da maneira como eles os Pontos de Cultura Malhadinho e Flor do Campo estão agindo, contribuem apenas para a evasão de divisas, pois os artistas de Parintins e Juruti levam um bom dinheiro, acho que mais de trinta por cento em cachê.

********

To em Guajará e vou assistir a apresentação do Malhadinho!

Nenhum comentário: