sábado, 17 de novembro de 2018

Projeto Cinco e Meia volta à cena cultural


Graças ao apoio da prefeitura de Porto Velho por intermédio da Funcultural, o Projeto Cinco e Meia vai voltar à Cena Cultural da capital de Rondônia no próximo mês de dezembro.
Criado no início dos anos de 1990, pelo articulador cultural Bubu Johnson que se inspirou no ProjetoPixinguinha da Funarte, o Cinco e Meia ao longo desses quase 30 anos, contabilizou momentos de glória e incompreensão. Incompreensão com a falta de apoio dos órgãos dos governos estadual e municipal, o que provocou a paralisação das apresentações por vários anos, exemplo, o último ano que o Projeto foi apresentado com patrocínio do estado e prefeitura foi em 2011, portanto, ha exatos 7 anos. Bubu e sua companheira, jornalista Ana Aranda apesar dos percalços, jamais deixaram de apostar no sucesso do Projeto tanto que por várias vezes, assumiram as despesas da produção sozinhos.
Apesar de muitos tentarem, jamais o Projeto Cinco e Meia foi superado em se falando de espetáculos culturais, que envolvem artistas e produções de segmentos como dança, teatro, música, literatura e circo. Na realidade, a ideia de reunir em espetáculos de rua e de caixa, artistas de todos os segmentos culturais, faz parte da pauta de sua criação la nos anos de 1990.
Durante sua existência e principalmente na década de 1990, quando o Projeto foi contínuo, ou seja, aconteceu todos os anos, muitos artistas passaram a se destacar e no cenário cultural do estado de Rondônia, apesar, do Projeto ser apresentado apenas em Porto Velho, espetáculos memoráveis como Zezinho Maranhão; Bado; Binho; Silvio Santos; Bainha; Ernesto Melo; Bira Lourenço, Anjos da Madrugada. Elisa Cristina, Ceiça Farias, Poeta Mado, Silvinho Santos, Grupos de Chorinho, além de performances teatrais que aconteceram em vários locais da cidade como praça da Madeira Mamoré, Teatro Banzeiros, Restaurante Cheiro Verde, Praça São José no Mocambo; Praça da Pirâmide na Zona Sul entre outros. Aonde o Cinco e Meia era apresentado, o ambiente recebia grande público.

Cinco e Meia o Retorno


Semana passada, em reunião com os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho, o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes ao apresentar a programação que será patrocinada pela prefeitura a partir do dia 1º de dezembro, destacou a volta do Projeto Cinco e Meia cujo retorno está marcado para o 5 de dezembro, uma quarta feira. “A ideia é agregar os shows do Cinco e Meia com o Projeto Tacaca Musical que acontece todas as quartas feiras no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural”, disse Ocampo. Nossa equipe tentou durante a manhã de ontem, contato com a produção do Cinco e Meia no sentido de saber, qual será a atração que vai abrilhantar a volta do Projeto à Cena Cultural de Porto Velho, infelizmente não conseguimos contato com o Bubu.

Nenhum comentário: