quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Lenha na Fogueira 22.11.18


Hoje o município de Ji Paraná festeja 41 anos de instalação. Na realidade, a emancipação aconteceu no dia 11 de outubro de 1977, concedida pelo presidente Ernesto Geisel.


*********
A instalação aconteceu no mesmo ano, só que no dia 22 de novembro. É essa data que os jiparanaenses comemoram no dia de hoje.


********
A cidade no início ficou conhecido como Vila Urupá, nome dado pelos nordestinos que ali desembarcaram no final do século XIX fugindo da seca, passando a viver da produção de borracha.


********
Depois veio Cândido Mariano da Silva Rondon e instalou a beira do Rio Machado um posto telegráfico, ao qual denominou de Presidente Pena em homenagem ao então presidente da República Afonso Augusto Moreira Pena. Com a instalação do posto telegráfico a povoação começou a crescer.


*********
Quando o seu Amiguinho dono do Hotel homônimo ainda era vivo, o entrevistei e ele me contou, que foi dos primeiros a chegar a localidade, vindo de canoa de Boa Vista (RR), porque soube da existência de Diamante no Rio Machado. A leva de garimpeiros que foram em busca da valiosa pedra (diamante), passou então a chamar o povoado de Vila Rondônia em homenagem ao desbravador Cândido Mariano da Silva Rondon que por ali havia passado e deixado o Posto Telegráfico, que facilitava a comunicação dos garimpeiros, com seus familiares que moravam em outras cidades e estados.


*********
Quando o presidente Geisel resolveu emancipar a Vila de Rondônia, o nome foi modificado para Ji Paraná em homenagem ao nome dado pelos índios, ao rio Jy (Machado) e Paraná (Rio) – Rio dos Machados ou apenas Rio Machado – E então o município foi registrado como Ji Paraná.


********
Ji Paraná o Coração de Rondônia. Sabe por que? Se você olhar a fotografia da Ilha que fica em frente a cidade, de cima, ela tem formato de um CORAÇÃO daí o apelido.


*********
O primeiro prefeito do município de Ji Paraná nomeado pelo então governador Humberto da Silva Guedes foi o saudoso Walter Bártolo que já era o Administrador de Vila Rondônia.


*********


Em 2000 Acir Gurgacz foi eleito prefeito e em apenas dois anos de mandato, transformou Ji Paraná no segundo maior, não só em área, mas, como polo de desenvolvimento do estado de Rondônia, título que até hoje é reconhecido. Ji Paraná a cidade mãe da BR 364. Ali é o Centro a metade da viagem, seja para Vilhena ou Costa Marques e Estrema na divisa com o Acre.


*********
Ji Paraná tem na sua Fundação Cultural um trabalho dos melhores, na divulgação e produção da cultura da região central de Rondônia. Ji Paraná que já nos deu um governador José de Abreu Bianco, um dos melhores administradores do nosso estado. Senadores Claudionor Roriz, Acir Gurgacz e agora acaba de eleger o Marcos Rogério. Ji Paraná da melhor feira agropecuária e da Rondônia Rural Show.


*********
Ji Paraná sede de uma das maiores empresas de transporte do Brasil a EUCATUR que tem a dona Ana Gurgacz como administradora.


*********
Ji Paraná a Capítal da BR 364, a cidade do Papel Noel e de um dos melhores NATAL do estado de Rondônia.


**********
Ji Paraná de Assis Canuto, e do saudoso jornalista Arlindo Xavier, Ji Paraná da Confraria do BH. Ji Paraná que tem saudade do Complexo Beira Rio. Ji Paraná de Jesualdo Pires que não deveria ter deixado a prefeitura.


*********
Ji Paraná do Jotão e da Vila Jotão, Ji Paraná a única cidade que tem uma séria de ruas cujo nome começa com a Letra “T”. Ji Paraná da Ponte sobre o Rio Machado.


*********
Parabéns Ji Paraná pelos 41 anos de instalação e mais de um século, contribuindo com o progressos das terras que hoje formam o estado de Rondônia.


*********
PARABÉNS cidade Coração de Rondônia!

Nenhum comentário: