quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Balé do Sesi apresenta sábado, La Fille Mal Gardée


A cada ano a academia de dança do Sesi busca inovar em suas apresentações, mas sempre incluindo em seu repertório, clássicos como o Lago dos Cisnes, Giselle, Quebra Nozes, dentre outras. Para a 28ª Mostra de Dança, o Sesi apresenta balé de repertório La fille mal gardée, com a participação de 90 bailarinos e coreografias das professoras Rita Nascimento e Tácia Silva de Sá Barreto nas apresentações do baby balé e coordenação de Cleison Cortez.
A apresentação acontece na quadra esportiva do Sesi-Senai Lagoa, à Rio de Janeiro, neste sábado, 24, a partir das 19 horas. Os ingressos no valor de 15 reais (meia para todos) estão à venda no atendimento da escola Sesi-Senai Lagoa, na Rio de Janeiro, a partir das 12h desta quarta-feira, 21. Até sexta-feira o horário de atendimento vai das 7h30 às 20h30.
A primeira versão de La Fille Mal Gardée estreou em 1789, no Grand Theatre de Bordeaux, França. Alexander Gorsky montou sua versão, baseada na versão Petipa/Ivanov em Moscou, em1903. No Brasil, a primeira apresentação de La Fille Mal Gardée aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 24 de julho de 1928, com a Companhia de Dança de Anna Pavlova.
A professora e coreografa Rita Nascimento ressalta que depois de apresentar clássicos como o Lago dos Cisnes, Giselle, Quebra Nozes, nesta 28ª edição da Mostra de Dança, o Sesi apresenta o balé de repertório La Fille mal gardée. Um clássico balé cômico em três atos e três quadros. A La Fille Mal Gardée – que pode ser traduzido como “a filha mal criada” — é o balé mais antigo no repertório atual dançado nos teatros. Originalmente ele foi concebido e coreografado por Jean Dauberval, um importante coreógrafo do século XVIII.
Os personagens dos ballets de Dauberval não eram deuses ou heróis, mas sim, representantes das classes mais simples da sociedade. Com suas fraquezas e vícios, condições de vida precárias, sem interesses globais e aspirações, que caíam frequentemente em situações cômicas, os personagens conseguiam sair delas, não através de forças superiores ou com a ajuda de grandes heróis, mas através da sua própria criatividade, alegria, inteligência e astúcia.
A gerente da escola Sesi-Senai Lagoa, Fabiana Amaral lembra que fundada há 28 anos, a Academia de Dança do Sesi-RO é referência na formação de profissionais de dança em Porto Velho. Ao mesmo tempo em que estudam, os alunos realizam apresentações em eventos, participam de cursos e oficinas durante o ano inteiro. (Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero)

Nenhum comentário: