segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Mostra de Encenações do Departamento de Teatro da UNIR a partir do dia 25


A II Mostra de Encenações (MEDU II) do Departamento de Teatro (Dartes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é um evento do Programa de Extensão Dartes (em)Cena: teatro, política e sociedade sob a coordenação do professor doutor Luciano Oliveira.
A abertura da II MEDU está programada para o dia 24 de novembro, às 20h, no Teatro Guaporé, localizado na Rua Tabajara Nº 148, Bairro Olaria, em Porto Velho – RO. O espetáculo de abertura será “Inimigos do Povo”, da Trupe dos Conspiradores, com classificação etária para 14 anos.
No dia 25, às 19h, também no Teatro Guaporé, haverá a reapresentação de “Inimigos do Povo”. E, no dia 26, às 19h, no encerramento da mostra acontecerá a apresentação de “Tabule”, da Cia Peripécias de Teatro Universitário, com classificação etária para 12 anos. Os ingressos serão gratuitos e poderão ser retirados no próprio Teatro Guaporé uma hora antes do horário de início de cada apresentação.
O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR e da Fundação Cultural de Rondônia (FUNCER).
A mostra
Com a II MEDU visa-se a divulgação dos espetáculos “Inimigos do Povo” e “Tabule”, do Departamento de Artes/Teatro e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR. Esses espetáculos são resultantes dos Projetos de Extensão Trupe dos Conspiradores: pesquisa e prática em encenação e em atuação e Cia Peripécias de Teatro Universitário, ambos integrantes do Programa de Extensão Dartes (em)Cena: teatro, política e sociedade, coordenado pelo professor doutor Luciano Oliveira.
Inimigos do Povo: Espetáculo teatral contemporâneo (que mistura teatro, teatro de formas animadas, dança, música, vídeos e projeções) livremente inspirado na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. O processo de montagem desse espetáculo iniciou-se dentro do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e hoje é uma ação do Projeto de Extensão Trupe dos Conspiradores: pesquisa e prática em encenação e em atuação. O espetáculo traça um paralelo entre as temáticas do texto de Ibsen com acontecimentos político-sociais do Brasil atual. Por meio de Inimigos do Povo conspira-se contra a corrupção, homofobia, hipocrisia, unanimidade, racismo, machismo, partidarismo, intolerância religiosa e de gênero, ditadura, mau-caratismo, fome, reforma trabalhista, reforma da previdência e precarização da saúde e da educação.
O projeto Inimigos do Povo: Trupe dos Conspiradores foi contemplado pelo PRÊMIO DE TEATRO JANGO RODRIGUES – 2017 e tem o apoio do Governo do Estado de Rondônia e da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (da SEJUCEL).
A Trupe dos Conspiradores conta também com o apoio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (FUNCER), da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR (PROCEA), do Departamento de Artes da UNIR (DAV), da Banda Tuer Lapin, da Sol Maior Escola de Música, da Panificadora Kamilly e da Arts Gesso.
Tabule: O espetáculo teatral Tabule, protagonizado pelo ator Júnior Lopes, tem como ponto de partida a cultura árabe e a sociedade pós 11 de setembro, para dar ênfase ao cruzamento de culturas entre o pensamento “oriente” versus “ocidente”. A montagem é uma tragicomédia que apresenta, de maneira irreverente, situações propositalmente exageradas e estereotipadas sobre as percepções de cada cultura. (Fonte: UNIR)

Nenhum comentário: