quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Hoje tem Marquinho Sathan e Ciganerey em P. Velho


A partir desta sexta feira 30 de novembro, até o dia 8 de dezembro, o mundo do samba de Porto Velho não vai ter do que reclamar.
A programação pelo Dia Nacional do Samba que em Porto Velho será comemorado durante toda a semana, começa justamente nesta sexta feira 30, com dois shows que vão contar com sambistas do Rio de Janeiro.
Marquinho Sathan
No Mercado Cultural a partir das 20 horas, Beto Cézar apresenta o espetáculo que tem como principal atração, o sambista Marquinho Sathan dono de expoentes sucessos como “Me Engana que eu Gosto; Falsa Consideração e Simples Poeta entre tantos. Para receber Marquinho Sathan, Beto Cezar convidou Ernesto Melo, Itaian Garret, Harlen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro todos serão acompanhados pelo grupo Doce Melodia liderado pelo maestro Walber do Cavaco. “Aproveito para agradecer o apoio da Funcultural de Porto Velho que tem a frente o amigo Antonio Ocampo”, disse Beto.
Circuito do Samba
A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste também entra na programação em comemoração ao Dia Nacional do Samba ao promover o Circuito do Samba com três programações específicas. A programação esta marcada para começar às 20 horas na Associação Guadalupe da rua Mamoré entre a Amazonas e a Raimundo Cantuária.
Na primeira parte da programação acontecerá o Concurso de Samba de Quadra que está em sua segunda edição. Os concorrentes disputam o troféu Marize Castiel e mais a premiação de R$ 1 MIL.
Num segundo momento será realizado, o Biografando o Samba quando o grupo Camafeu vai interpretar e acompanhar os compositores Toninho Tavernard e Hudson Souza cantando composições próprias.
Samba Enredo 2019
O Circuito do Samba será encerrado, com o show do interprete de samba enredo da escola de samba Acadêmicos da Rocinha Ciganerey também um dos autores do samba enredo da Acadêmicos da Zona Leste para o próximo carnaval cujo tema é “Negras Raízes – Os Quatro Eixos do Povoamento Negro em Rondônia”, pesquisa do professor doutor Marco Teixeira.
Tanto o show do Marquinho Sathan que vai acontecer no Mercado Cultural quanto o Circuito do Samba que vai acontecer na Associação Comunitária Guadalupe, estão marcados para começar às 20 horas e mais, não haverá cobrança de ingresso em nenhuma das duas programações. O apoio é da prefeitura de Porto Velho via Funcultural.
LETRA DO SAMBA ENREDO
Gres Acadêmicos da Zona Leste
Enredo: Negras Raízes - Os Quatros Eixos do Povoamento Negro de Rondônia 
Compositores: Ciganerey e Valter Rodrigues

Chegou o invasor
Trazendo escravidão e maldade
Índio e negro juntos na floresta
Liberdade
A força do trabalho abriu caminho
Fez prosperar
A páscoa anuncia o Divino
É tempo de celebrar

Pode aprender, no Quariterê
Tereza de Benguela
No Vale do Guaporé,                  
A rainha quem é, é ela

O barbadiano veio falando inglês
Com a ferrovia
E as professoras de Dom Rey
Nos seringais nordestinos pra daná
Soldados da borracha em gaiolas e vapores
Não paravam de chegar
Dona Esperança as mulheres resgatou
Mas o tenente nunca mais furou tambor
O Haiti é aqui
É preciso refletir
Que o preconceito é um desrespeito
E na Verde e Rosa não vai existir

Sou quilombola, sou caribenho
São quatro migrações, tantas matrizes    
Vem Zona Leste ensinar de onde eu venho
Traz minhas negras raízes

Nenhum comentário: