quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Pastoras do Asfaltão Cantam no Sesc hoje

Como parte da agenda de atividades alusivas à semana da consciência Negra, promovida pelo SESC, quem se apresenta na noite desta sexta feira 23, no palco do Teatro 1 do Sesc Esplanada, é o grupo “As Pastoras do Asfaltão”.

Cristina, Léia, Silvia, Vanilce e Wilma, formam o Grupo denominado Pastoras do Asfaltão. Elas sempre acompanharam e acompanham as Rodas de Samba participando ativamente fazendo “cozinha” com vocal.
Quando participam ou prestigiam os encontros de samba, com a mistura de vozes graves e agudas sempre contribuíam na harmonia musical dos sambas que aconteciam e acontecem na cidade.
O nome Pastoras foi dado ao grupo na década de 90, pelo poeta da cidade Ernesto Melo, título muito comum atribuído às mulheres que acompanham as Rodas de Sambas cantando.
A convite de Waldison Pinheiro, participaram pela primeira vez de um Show, na Taba do Cacique, quando da festa em solidariedade ao Babá um grande e saudoso baluarte do samba de Porto Velho, realizada em meados de 1990. Desde então começaram a participar de outros encontros e outros shows sempre acompanhando Waldison Pinheiro.
Mães, algumas delas avós, companheiras e graduadas em suas áreas profissionais como Administradoras, Educadoras e Tecnologias, além disso são ativistas e militantes culturais. Seja como Passistas, Costureiras, Cozinheiras, Artesãs, Diretoras e Compositoras, atuam e estão disponíveis para atuarem onde for necessário, principalmente na Família Asfaltão, escola Tri Campeã do carnaval de Porto Velho.
As Pastoras já participaram de 6 concursos internos de samba da Escola emplacando três de seus sambas, sendo que o último (em 2012), deu um dos títulos de campeã à Agremiação. Um em 2013, que infelizmente não foi pra avenida e em 2009 que recebeu estandarte de Ouro como melhor samba do ano.
Além dos concursos de sambas, As Pastoras do Asfaltão, participaram de 5 edições do Show Canta Mulher, realizado pelo SESC.
Em 2015 como parte da programação do Festcineamazonia, as Pastoras do Asfaltão fizeram o show denominado As DAMAS DO SAMBA. Compositoras, As Pastoras do Asfaltão, têm participação ativa no Projeto Samba Autoral que já vai para sua 39ª Edição, projeto este, que estimula criações e novas composições musicais. Uma das composições está inserida no CD do Projeto “Samba Sempre”, lá de Manaus coordenado pelo músico e compositor manauara, Junior Rodrigues.

Nenhum comentário: