sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Novembro Afro em comemoração ao centenário de Mandela, até dia 27


O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, que este ano cai na terça feira. Apesar de não ser feriado nacional, alguns estados e cidades decretam feriado como é o caso do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul.
A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
Este ano, as comemorações no estado de Rondônia começaram no dia 12 com o evento do Sinapir coordenando a exposição Etnofotográfica e a assinatura do Termo de Adesão pelo governo estado ao Sinapir no Salão Nobre do CPA Rosilda Shokness e a tarde a palestra sobre o Centenário de Mandela no Ifro da Calama.
As atividades iniciaram no dia 12 com evento do Sinapir, Exposição e palestra no IFRO. No feriado da Proclamação da República 15 de novembro, aconteceu a “II Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, Racismo e Ódio Religioso” na praça Aluizio Ferreira. A programação segue até o dia 27 com o evento do DH JUS e Gepiaa organizado pelo professor Marco Teixeira e equipe.
Este ano várias entidades elaboraram atividades referente a  Semana da Consciência Negra no estado de Rondônia, exemplo, no último dia 14 aconteceu em Alvorada D’Oeste a atividade “Brasil de Todas as Cores” na EEEFM Santa Ana.
Acompanhe a programação até o dia 27:
PROGRAMAÇÃO
 Dia 19 - 08h - Encontro Estadual de Mulheres NegrasTema: Mulheres Negras Movem Rondônia - Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver! Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO – SINTERO - Porto Velho.
20/Nov
08h - Centenário de Nelson Mandela - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado RO - SINTERO
Rolim de Moura

21/Nov
08h - Palestra: Centenário de Nelson Mandela - EMEF Dom Joao Paulo I
Alto Alegre dos Parecis

22/Nov
09h - Palestra: Racismo Institucional - Auditório da Sesau - Rua Pio XII, 2986 - Bairro Pedrinhas
Palácio Rio Madeira, Edifício Rio Machado
Porto Velho

27/Nov
18h - Negritude e Movimento; O que esperar para os próximos quatro anos. Desfile com a temática Afro e da Cultura Afro Relogiosa, Roda de Conversa, Oficina de Turbantes, Hip Hop, Reggae, Maracatu e Samba
Mercado Cultural
Porto Velho

Nenhum comentário: