terça-feira, 28 de maio de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 29.05.13


Hoje é o dia do desafio! Como Porto Velho não conta com uma primeira dama atuante como era a Lena, o negócio está por conta do Tico Marinheiro, animador no Sesc.

*********
Aliás, o Sesc espera mobilizar milhares de pessoas nesta quarta-feira 29, em mais uma edição do Dia do Desafio, uma competição mundial que visa mobilizar o maior número possível de pessoas a realizarem atividades físicas e assim incentivá-las à prática rotineira de exercícios ou até mesmo a escolha por algum esporte.

***********
O evento, criado nos anos 80 no Canadá, é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos em uma competição amigável entre cidades. A proposta é que os moradores realizem pelo menos 15 minutos de atividade físicas em diversos pontos da cidade, como praças, secretarias, academias, quadras públicas, nas próprias residências, clubes, ruas e demais espaços abertos ou fechados, bastando apenas informar à organização do evento o número de pessoas mobilizadas, horário de início e término e o local.

********
A Prefeitura de Porto Velho disponibilizou os telefones 3901-3005 | 3901- 3011 e 3901-3012 para a população informar sua participação.

*********

Vamos nos movimentar, praticando algum esporte e ganhar de Blumenau (SC) no dia do desafio 2013. Isso é bom!

**********
Esse negócio de desafio me fez lembrar o tempo que Rondônia era Território Federal, aliás, do tempo do Território Federal do Guaporé.

*********
A população de Rondônia e em especial a de Porto Velho sempre viveu enfrentando desafios, pois até 1985 viveu sobre regime militar e em conseqüência sob censura.

*********

Aliás, muito antes de ser Território a população de Porto Velho já vivia no regime da cesura, ninguém podia falar mal da administração da Madeira-Mamoré Railway Co. A empresa responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

*********

Quando criaram o município de Porto Velho, o prefeito nomeado foi um Major. Fernando Guapindaia de Souza Brejense,

********
O primeiro governador do Território Federal do Guaporé foi o Coronel Aluizio Ferreira, que nomeou seu sucessor também militar Joaquim Vicente Rondon.

**********
Para encurtar a conversa, entre 1943 e 1985 só tivemos um civil assumindo como governador, Joaquim de Araujo Lima.

**********
Quem viveu todo esse tempo como, eu vivi e vivo, sabe o que é realmente ser censurado.

*********
No tempo de Aluizio Ferreira ninguém podia dar um pio contra o governo, que era transferido para Pau D’Óleo localizado no Vale do Guaporé aonde até hoje só se chega de barco ou de helicóptero.

*********
O Jornal O Combatente do jornalista Inácio Mendes foi várias vezes “empastelado” por criticar o governo dos “Cutubas”.

*********
Tai seu Euro Tourinho do Alto Madeira que comeu o pão quem o diabo amassou no tempo que Aluizio mandava e desmandava em Rondônia.

*********
Quando comecei a trabalhar na rádio Caiari em 1961, o então Padre Vitor Hugo tinha o programa “Bico do Arara” que sofria muita censura, por fazer sátira à administração pública.

*********
Por várias vezes a Rádio foi ameaçada de ser tirada do ar se o Padre continuasse criticando o governo. Censura pura.

********
O próprio Diário da Amazônia foi vítima de atentado à bomba por criticar uma determinada facção política.

*********
Por isso, participar do Desafio no dia de hoje, para nós porto- velhenses é fichinha. Só não vale censurar os movimentos!

Nenhum comentário: