quinta-feira, 23 de maio de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 24.05.13


Hoje é feriado em Porto Velho, em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora padroeira do município desde 1949.

********
Então bateu a nostalgia positiva nesse humilde colunista, o transportando para o tempo que a procissão de Nossa Senhora Auxiliadora era uma das mais concorridas e bonitas da capital de Rondônia.

*********
Quando o colégio Dom Bosco funcionava no prédio onde hoje é a Faculdade Católica na rua Gonçalves Dias, ao lado da catedral Sagrado Coração de Jesus.

*********
E só aceitava estudantes do sexo masculino.

*********
Desde quando o Colégio Maria Auxiliadora que até hoje funciona no prédio da rua Irmã Capelli, também só aceitava estudantes do sexo feminino.

**********
Desde quando, tanto no Dom Bosco como no Maria Auxiliadora ainda funcionava o sistema de internato, onde os filhos dos seringalistas, comerciantes e dos “categas” estudavam, principalmente os jovens que vinham de cidades como Guajará Mirim, Rio Branco (AC) e até da Bolívia.

*********
No dia 24 de maio naquele tempo, os alunos dos dois colégios Salesianos, vestiam suas fardas de gala, para irem para a procissão que tinha a Capela do Colégio Maria Auxiliadora como ponto de partida.

*********
De um lado os alunos do Colégio dos Padres e do outro, as alunas do Colégio das Freiras. De ambos os lados as paqueras aconteciam.

**********
Principalmente pelos alunos internos de ambos os colégios, que só saiam em dia de festa ou quando os pais vinham a Porto Velho e solicitavam licença para passar o dia com seus filhos.

*********
Nas procissões de Nossa Senhora Auxiliadora e na Semana Santa os internos se esbaldavam na paquera das meninas e vice versa.

*********
A turma na farda de gala que por sinal era muito bonita principalmente a dos meninos do Dom Bosco, toda branca cheia de galões.

**********

Quem tem material fotográfico daqueles momentos, é meu amigo Ivo Feitosa.

*********
Apesar de Nossa Senhora Auxiliadora ter sido eleita Padroeira do Município de Porto Velho em 1949.

*********
Somente em 2011, foi reconhecida oficialmente pela igreja católica como Padroeira de Porto Velho, o Arcebispo Dom Moacir Grechi assinou o Decreto que instituiu oficialmente Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira do município de Porto Velho.

********
No mundo,  a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816. No entanto foi São João Bosco, o Santo dos jovens, que popularizou a festividade, "A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso", dizia ele.

**********
Hoje entre outras comemorações, acontece a procissão (pela manhã), que sai do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Areal rumo a Catedral Metropolitana de Porto Velho, onde será celebrada missa.

*********
Vamos aproveitar para pedir a Nossa Senhora Auxiliadora que interceda pela população do nosso município no sentido de parar com a violência e que nosso prefeito passe a tratar nosso município com mais amor!

*********

Depois dos atos religiosos, vamos prestigiar a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural e

*********
Amanhã o Festival Casarão no Mercado Cultural. Por isso o Beto Cezar informa:

*********

Neste sábado, somente neste sábado dia 25, a Roda de Samba do Beto Cezar, estará acontecendo na rua Jose Bonifácio 1011 Olaria, pois o Mercado Cultural tem outra programação.

*********
Tô na procissão de Nossa Senhora Auxiliadora!

Nenhum comentário: