sábado, 4 de maio de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 05.05.13


Hoje é o dia da Comunicação, é o dia de Rondon o patrono do nosso estado. Agora me diz uma coisa! O governo estadual programou alguma solenidade alusiva à data?

********
Por falar em Rondon meu amigo Lucio Jorge Guzman construiu com recursos próprios, um museu com tudo que diz respeito a Candido Mariano da Silva Rondon. Lucio estava fazendo de tudo para inaugurar o Museu Rondon no dia de hoje.
*********
Bom! O Manifesto – Revolução Cultural se reuniu sexta feira na Casa da Cultura e aprovou a Ata da reunião do dia 18 de abril. Paulinho Rodrigues convidou alguns para formatar nesta segunda feira dia 6, o documento que será levado ao Governador Confúcio Moura provavelmente terça feira dia 7.

*********
O Ouvidor Vicente Moura se encarregou de conseguir a audiência. “Se tudo acontecer como o esperado, estaremos frente a frente com o Confúcio nesta terça feira”, disse Vicente Moura.
********
A luz já está no meio do túnel e quem sabe, consigamos fazer com ela ilumine a privilegiada mente do nosso governador e então, a cultura em Rondônia passe a ser tratada como deve ser.

********
Outra adesão importante é do deputado Hermínio Coelho que deve receber os membros do Manifesto no decorrer desta semana. Quem está à frente dessa articulação é o vereador Everaldo Fogaça que já está sendo chamado por todos como o “Vereador da Cultura”. Valeu Fogaça!

********
Assista algumas entrevistas com membros do Manifesto – Revolução Cultural, no programa Viva Porto Velho deste domingo. O Viva Porto Velho vai ao ar a partir das 11h00, pela RedeTV/RO canal 17.

********
Fico feliz com o andamento do nosso Manifesto. A conversa que se ouviu na reunião de sexta feira, foi que o jornalista/cronista Analton Alves vai publicar uma crônica no Diário da Amazônia sobre a luta da moçada para fazer a cultura em Rondônia ser tratada com mais respeito. Estamos aguardando essa publicação que será ilustrada pelo Zoghbi.

********
Show mesmo, foi o Entre Rios que aconteceu sexta à noite no Sesc Amazônia das Artes. Jamais, no Brasil ou em outra parte do mundo, alguém viu como os que foram à quadra do Sesc Esplanada viram, um espetáculo que reuniu bois de três estados;

********
No caso Maranhão, Amazonas e Rondônia. Bumba-meu-boi de Maracanã e os bois bumbás Caprichoso de Parintins (AM) e Corre Campo de Porto Velho/RO. O Mestre Humberto de Maracanã do alto dos seus 72 anos, 22 filhos e agora vivendo com a dona Maria José sua 6º mulher, mostrou a raiz da brincadeira cantando toada no Sotaque de “Matraca”. É um negócio fora de série e olha que o Mestre Humberto estava meio “rouco”.

********
O instrumentista compositor e cantor do boi Caprichoso Alex fez questão de registrar emocionado tão magnifico encontro. “Nunca em toda minha vida de boi bumbá, participei de um encontro como esse, dividir o palco com o Mestre Humberto é a glória de todo cantador de boi bumbá”, disse o compositor do Caprichoso.

********
Mailzon Mendes também do Caprichoso fez suas, as declarações do Alex enquanto Silvinho e Silvio Santos do Corre Campo não deixaram por menos ao agradecer a direção do Sesc “Por estar nos proporcionando tamanha honra”.

********
O Sesc Rondônia e em especial da direção de Porto Velho está de parabéns pela iniciativa de promover o encontro que no inicio era tido apenas como mais um show musical e no final se transformou num acontecimento cultural nacional. Valeu Ceiça Farias e Fabiano Barros e equipe.






Nenhum comentário: