sábado, 4 de maio de 2013

AMAZONIA DAS ARTES - SHOW DE BOI BUMBÁ




Espetáculo de boi bumbá no Sesc



A festa de abertura do “Sesc Amazônia das Artes – Show Entre Rios”, que aconteceu na noite da última sexta feira 03, em Porto Velho, reuniu pela primeira vez no Brasil, num mesmo ambiente e palco, bois do Maranhão, Amazonas e Rondônia através dos cantadores de toadas, Mestre Humberto de Maracanã (MA); Mailzon e Alex Capricho de Parintins (AM) e Silvio José boi Corre Campo de Porto Velho/RO. O público que compareceu a quadra coberta do Sesc Esplanada, ficou encantado com as toadas e principalmente com o bailado do Bumba-meu-boi de Maracanã evoluindo com o miolo Jô; Capricho com o tripa Hede e Corre Campo com o miolo Saulo Toscano, além do show de coreografia das dançarinas do Corre Campo; Ana Célia, Tati de Castro Alves, Mirlleny Passos, Leticia Gabriela e as crianças Nicole Cristine e Geovanna de Castro, mais o grupo de dançarinos do Ritual do Corre Campo e a sinhazinha da Fazenda Carol de Castro.
Como anfitrião o Corre Campo através do seu levantador de toadas Silvio José - Silvinho abriu o espetáculo, para logo em seguida o Amo Silvio Santos chamar para o palco através de seus versos o Mestre da Cultura Popular Humberto de Maracanã. Mestre Humberto um dos melhores cantadores e compositores de toada de Bumba-Meu-Boi inclusive, com músicas gravas pela Alcione, Maria Betânia e Caetano Veloso, apesar de estar afônico foi show mostrando o estilo sotaque de Matraca que tem como base o instrumento “Maracá”.
O público recebeu com muito aplauso a dupla do boi Caprichosa de Parintins que este ano está completando 100 anos de fundação, Mailzon Mendes e Alex dois dos melhores e mais cantados compositores do Amazonas que numa apresentação espetacular, botaram a plateia pra dançar o dois pra lá, dois pra cá. Encerrando a noitada de bumbá, Silvio José volta ao palco e apresenta mais três toadas se despedindo sob calorosos aplausos e agradecendo em nome da presidente do Corre Campo dona Branca a direção do Sesc Rondônia pelo convite. Participaram da Banda: Junior de Castro Alves (teclado); Dani (Violão); katatau (bateria), Bira Lourenço (percussão); Jairo (contra baixo); Zigo (surdo 1º) Auzimar (surdo 2º) e Hudson Guedes (caixinha) os dois últimos do boi bumbá Diamante Negro.

Nenhum comentário: