quarta-feira, 10 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 11.04.13



Em virtude de um mal súbito, não postei nada nesta coluna, a respeito do falecimento do Flávio Carneiro. Flávio foi meu colega de infância e parceiro musical e de outras estripulias na juventude.

*********
Colocou pra fora sua veia poética nos encontros que passaram a acontecer no Bar do Canto entre ele, Bado, Mado, Dada, Binho e outros poetas!

*********
Em minha opinião foi o principal responsável pela revitalização da brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho, ao idealizar (com outros parceiros), a realização da 1ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que aconteceu no ano de 1982, na quadra do Colégio Rio Branco, fato que deu origem ao Arraial Flor do Maracujá.

**********
Foi o coordenador do Carnaval Fora de época em seu primeiro ano cujo nome oficial era “PortoAlegria”.

*********
Letrista dos bons, escreveu a letra da música de minha autoria “Seu Engraxate”, assim como é o autor de algumas letras musicadas pelo grande músico e cantor paraense Nilson Chaves.

*********
Ainda começamos a compor os hinos em ritmo de toada. A idéia do Flávio Carneiro era abrir o Flor do Maracujá com a celebração da missa do Boi Bumbá.
********
Infelizmente há dez anos Flávio Carneiro foi acometido do AVC que o levou a morte no último sábado. Descansa em paz parceiros!

*********

Dizem que os cardeais da cultura no estado de Rondônia foram convocados para o CONCLAVE que culminará com a escolha do novo ou nova titular da pasta da cultura do governo Confúcio Moura.

**********
O conclave vai acontecer na calçada bem embaixo da torre onde está o relógio do prédio que abriga a Secel.

*********
Eminências culturais dos quatro cantos do estado de Rondônia confirmaram presença, alguns encomendaram batinas especiais que vão usar durante o evento.

*********
De acordo com a cúria cultural, a escolha acontecerá sobre aquele que conseguir cinqüenta por cento mais um, dos votos dos presentes.

*********
Aí então a fumaça sairá pela torre do relógio, que sem mais nem menos voltará a funcionar e o que será melhor, badalando o sino.

*********
A única coisa que será diferente na escolha do novo ou nova titular da Secel é quanto à cor da fumaça.

********
Se for VERDE, será uma mulher: Nazaré Silva ou Tchândrica Madalena Bebel (ambas de Porto Velho), Lindomar (Cacoal), Solange (Ji-Paraná), Eloane (Ariquemes) ou então Helena (ex prefeita de Itapuã).

*********
Se for VERMELHA será uma pessoa ligada às artes cênicas: Suely Rodrigues, Chicão Santos, Geovani Berno, Fabiano ou Judilson Dias.

********
Se for AMARELA será uma pessoa ligada a Cultura Popular: Fernando Rocha, Silvio Santos, Severino Castro, Edileuza, Aluizio Guedes, dona Georgina (do Flor do Campo), Léo Souza (do Malhadinho) ou o Banana Split

*********
Se for CINZA poderá ser o Zekatraca, Anizinho, Paulinho Rodrigues ou o Basinho não esquecendo o Dada

********

Se for AZUL pode ser do segmento das artes visuais, plásticas ou literatura como João Zoghbi, Joeser, Rita Queiroz, Goreth Lira, José Monteiro, Lúcio Albuquerque, Viriato Moura.

*********
Agora é ficar na calçada da Ceron ou do Ferroviário olhando pra cima da torre do prédio do relógio pra ver qual a cor da fuma que sairá.

*********
Se for COR DE ROSA pode ser um representante do Ponto de Cultura Beija Flor lá de Vilhena, ou então o Pedrinho (secretário da Mara), porém o mais provável, é o Firmineto lá de Ji Paraná.

*********
E se for ARCO IRIS - Aí a indicação será do Ariel Argobe!  

*********
Agora, se for FUMAÇA PRETA não tem dúvida, ou será o Bubu Johnson ou o Carlinhos Maracanã.

Um comentário:

el villar disse...

Sem duvida, um das melhores postagens que eu li! Mas antes do novo secretario assumir, seria bom fazer a lavagem das escadarias do Predio. Quem sabe o Senhor do Bom fim traga paz para esta cadeira!!!