segunda-feira, 22 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 23.04.13





A respeito do Manifesto Revolução Cultural, a artista plástica Rita Queiroz no enviou carta de Anápolis (GO). Leia

**********

Dando uma olhada em minhas papeladas informativas... Que susto! Encontrei uma foto da minha primeira exposição realizada no Selton Hotel e comecei a ler as matérias daquela época até então. 

**********
O tempo passou e hoje já carregamos o sofrimento com a  despedida de colegas que já se foram para outra dimensão durante a nossa luta.  Infelizmente constato que tão pouco mudou e sei exatamente o quanto poderia ser diferente.

**********
Me fez pensar no Encontro que ocorreu dia 18, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. E me pergunto: qual foi o erro?

***********
Todo este movimento deixou em nós grande ansiedade e ressentimento, já que tudo que conquistamos foi sob pressão. Vários governos se passaram e as atitudes indicam que o pensamento sobre a cultura no Estado permaneceu o mesmo..

**********
É preciso pensar sobre o problema do artista na sociedade. A partir do momento que se reflete sobre isso, que se possuí o mínimo de conhecimento sobre o assunto, começamos a perceber, por exemplo, que se deve ao artista o aparecimento do mais afetivo modo de comunicação nas sociedades. A arte não é apenas domínio das satisfações fáceis e imaginárias, ela informa atividades fundamentais e imensos aspectos da vida atual, bem como do passado.

***********
Em suma, existe um pensamento plástico, assim como existe um pensamento matemático e político. Partindo dessa premissa, lembramos-nos de uma época em que prevaleceu um pensamento político cultural em Porto Velho. Formaram-se vários grupos, idealizaram-se projetos onde os artistas buscavam seus espaços físicos e os eventos eram frequentes.
***********
Rondônia precisa, com urgência, não só de eventos, mas de Projetos de pesquisa que resgatem toda sua história, valorizando seus artistas e produtores culturais. Para tanto, necessitamos de Museus, Pinacoteca, Bibliotecas regionais, Teatro, Escolas de artes e Oficinas Permanentes para atualização dos nossos artistas. Para divulgação do nosso folclore popular haveria de ter um Espaço alternativo aberto à visitação como atração turística que identifique a nossa cultura, como ocorre nos outros Estados.

**********
Talvez tudo devesse partir das Escolas... Incluir no Currículo Escolar uma matéria específica sobre a História da Cultura de Rondônia para que a nossa população tenha conhecimento sobre os nossos personagens. Aproveito para compartilhar um acontecimento que me surpreendeu... A secretária da minha filha comentou que meu nome foi citado em sala de aula, aqui em Anápolis – GO, durante uma aula sobre a História da Amazônia. E aí em Rondônia, será que falam de NÓS em sala de aula?

***********
Veja o que presenciei na Galeria Afonso Legório no final do ano passado... Estava lá quando chegou uma turma de alunos que estava se formando em Artes. Durante a visita perguntei ao grupo se sabiam quem tinha sido Afonso Legório... Ninguém daquele grupo de estudantes soube me responder! 

*********
Ciente do movimento que esta ocorrendo aproveito para agregar o meu pedido a todos os políticos que nos representam e que tem o Poder de mudar a atual situação da Cultural no meu Estado: Por favor, entendam, esta na hora de mudar! A nossa história é formada de passado, presente e futuro!

**********
Aos meus colegas artistas, ainda que ausente fisicamente, estarei sempre com vocês!

**********
Rita Queiroz - Anápolis, 19 de abril de 2013.

Nenhum comentário: