segunda-feira, 29 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 30.04.13


O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, de 89 anos, faleceu na noite do último domingo em São Paulo,

**********
Nascido em abril de 1924, Paulo Vanzolini é autor de composições clássicas como “Volta por cima”, “Ronda”, "Praça Clóvis" e "Na boca da noite". Suas canções foram interpretadas por grandes nomes da MPB, como Miúcha, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Inezita Barroso.

*********
O autor também tem carreira acadêmica renomada. Formado em Medicina no Brasil e com doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou por mais de 40 anos.
*********
A vida dupla de compositor e cientista de Vanzolini foi tema de documentário "Um homem de moral", de 2009. A obra do cineasta Ricardo Dias registra os preparativos para um show realizado em 2003 no Sesc Vila Mariana.

*********
A boemia e a ciência está de luto. “Mentiram, pena de mim não precisava” da música “Volta por Cima”.

********
Secretária interina da Secel passa mal!

********
Aconteceu na manhã de ontem 29, quando a equipe dos Pontos de Cultura liderada pelo José Monteiro estava apresentando o relatório impresso e fotográfico da fiscalização realizada aos Pontos de Cultura com sede em Porto Velho e Candeias do Jamari. “De repente a secretária foi acometida de fortes dores no braço e solicitou a suspensão da apresentação, porque iria procurar atendimento médico”. Esperamos que a Eluane se recupere o mais urgente possível!

*********
Já a Luzia Penha de Costa Marques, comunica que o “Festival Inverno Amazônico”, marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de maio, a pedido do vigário do Santuário do Divino Espírito Santo em virtude da Festa do Divino cuja Coroa chega a Costa Marques nesta terça feira dia 30 e fica em adoração até a próxima segunda feira dia 6.

*********
Agora o Festival coordenado pela Penha, só vai acontecer no mês de julho. O boi Corre Campo estava programado para se apresentar no Festival de Costa Marques no dia 4 de maio, agora dependendo da programação do Flor do Maracujá, vai se apresentar no dia 27 de julho.

*********
E vai ter o Flor do Maracujá?
**********
Por falar nisso, a chaminé do prédio do relógio (Secel), continua sem produzir fumaça, apesar de termos publicado em coluna passada o nome do possível secretário.

*********
Acontece que o leitor Tande postou o seguinte comentário a respeito do assunto:

*********
Caro Zé, vc está totalmente enganado com o nome do Joelson, pois o mesmo é desafeto do governo pela briga protagonizada pelo mesmo com a toda poderosa Secretária de Educação quando da eleição dos diretores de escola. O mesmo só assumiu o cargo depois de eleito, por que entrou na justiça. Portanto... O nome é outro... mas também começa com J.... tenho dito. Vamos aguardar.

*********
Taí! Com “J” tem muita gente: José Monteiro, Jléo Ladeia, Jpaulinho Rodrigues, Jgeovani Berno, Jchicão Santos, Jnazaré  Silva, Jsilvio Santos, Jsueli Rodrigues, JJ. JG. ou JoQ?

*********
O certo é que o governador não tá nem aí pra cultura. Até o Ouvidor que foi ouvir os folcloristas confirmou isso.

********
No dia que o governador se interessar realmente pela cultura vai ser assim, já dizia Paulo Vanzolini: “E nesse dia então/Vai dar na primeira edição/Cena de sangue num bar/Da avenida Farquar...”

*********
Pano por favor!

Nenhum comentário: