quinta-feira, 18 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 19.04.13


Devo confessar que fiquei impressionado com a participação dos que trabalham com cultura em Rondônia, na reunião que o Analton denominou de “Revolução Cultural”.

***********
O auditório da Casa da Cultura Ivan Marrocos ficou literalmente lotado com representantes de todos os segmentos culturais que atuam em Porto Velho e até em outros municípios, como foi o caso do Neto que veio representando a Fundação Cultural de Vilhena e do Ariel Argobe que é o secretário de Cultura e Turismo de Guajará Mirim.

**********
Do Boi Bumbá a Academia de Letras de Rondônia; da Quadrilha Junina ao Teatro; da Dança as Escolas de Samba; do Artesanato as Artes Plásticas, da Poesia as Artes Cênicas, da comunidade LGBT aos Músicos. Todo mundo tava lá e assinou o livro de presença.

**********
O governo se fez representar através do diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos Geraldo Cruz e dos agentes dos Pontos de Cultura João Carlos Alves, Carlos Castro e Gino Serrati.
**********
Um segmento cujos dirigentes marcaram presença em peso, foi o das escolas de samba com o Eufrásio, Cristina, Fabiano, Waldison Pinheiro, Pai Beto e Cabeleira. Quer dizer, todas as escolas do grupo especial.

**********
A presença do vereador Everaldo Fogaça e do deputado estadual Ribamar Araujo foi muito importante, primeiro porque o Fogaça está batalhando na adequação da Lei 190 além de ter se transformado na voz da cultura na Câmara Municipal.

**********
O deputado Ribamar Araujo cuja praia é a agricultura marcou presença a convite do Paulinho Rodrigues e disse surpreendido com o movimento cultural em Rondônia. “Movimento que passo a abraçar com toda honra”.

**********
O deputado Ribamar Araujo se comprometeu a ajudar nos encaminhamentos que forem necessários para o sucesso do movimento “Revolução Cultural” e ainda se propôs a conversar com o presidente da ALE Hermínio Coelho sobre recursos para a realização do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Terça feira que vem, vai facilitar a conversa dos representantes da Federon com o presidente Hermínio.

**********
Além disso, se comprometeu, que assim que o documento discutido na reunião de ontem estiver pronto, solicitará audiência para entrega-lo ao governador Confúcio Moura.

**********
A Funcultural de Porto Velho marcou presença através do técnico em Projetos Culturais Judilson Dias, que aproveitou e lembrou que todas as quartas feiras acontece reunião do Sistema Municipal de Cultura a partir das 15h00 no Teatro Banzeiros.

**********
O artista plástico e artesão Young Blood que atualmente mora em Manaus e que está visitando familiares em Porto Velho, marcou presença e se disse surpreso, “Pois a cultura em Porto Velho está do mesmo jeito que a deixei há oito anos. Em Manaus quem chama pra dizer que tem dinheiro para investir na cultura é o governo, aqui vocês continuam com o pires na mão”.

**********
O deputado Ribamar Araujo em certo trecho do seu discurso, disse que o governo do estado ao nomear o secretário de cultura deveria obedecer três princípios básicos: Que a pessoa seja Comprometida com a cultura, seja Consciente e principalmente seja Honesta. “Principalmente que seja honesta”, lembrou o deputado concluindo que o governador deveria escolher para ser o secretário da Secel uma pessoa do meio.

***********
Após o término da reunião os coordenadores João Zoghobi, Analton Alves, Silvio Santos e Paulinho Rodrigues, consideraram positiva a iniciativa.

**********
O próximo encontro será comunicado pelas redes sociais.

Nenhum comentário: