quarta-feira, 24 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 25.04.13


Esta quinta feira dia 25, pode passar a ser lembrada como um grande dia pelos segmentos culturais de Porto Velho.

***********
Acontece que estão marcadas para hoje, duas reuniões, cujo resultado pode mudar os rumos dos eventos culturais em Porto Velho.

***********
A primeira reunião diz respeito à realização de um grande evento folclórico na capital de Rondônia que é A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que deve acontecer no Arraial Flor do Maracujá.

**********
Essa reunião está marcada para acontecer as 10h00 de hoje, na Assembléia Legislativa de Rondônia – ALE entre o presidente Hermínio Coelho, deputado Ribamar Araújo, vereador Everaldo Fogaça. Diretoria da Federon e os coordenadores do Manifesto – Revolução Cultural.

**********
Amanhã publicaremos o resultado dessa reunião. Deus queira que as reivindiques dos folcloristas sejam aceitas, se não todas, pelo menos no que diz respeito à montagem de seus temas e apresentações.

************
A outra reunião está marcada para começar as 15h00 na sede da Funcultural com o objetivo de promover as adequações necessárias à Lei 190.

************
A reunião na Funcultural é muito mais importante para o desenvolvimento cultural do município de Porto Velho uma vez, que envolve todos os segmentos culturais e mais os promotores de eventos considerados de grande porte.

***********
Mais uma vez temos que elogiar a atuação do vereador Everaldo Fogaça em prol da cultura de Porto Velho e do estado de Rondônia como um todo.

**********
Apesar da inércia da Secel, os envolvidos nos vários segmentos culturais de Porto Velho estão se movimentando, mostrando que ninguém está dormindo, muito pelo contrário, a cada dia, a cada hora, a cada minuto os movimentos culturais acontecem com força, mesmo não contando com o apoio do governo.

**********
Na realidade, as entidades, os grupos culturais é que devem promover seus eventos, enquanto o governo municipal ou estadual deve apenas apoiar, fornecendo a estrutura necessária para a realização dos eventos.

**********
O que não vem acontecendo ultimamente, principalmente por parte do governo estadual.

**********
O problema é fácil de resolver, basta o governo deixar de tratar a cultura como moeda de negociação política partidária e passar a colocar na Secel técnicos especializados no assunto cultura.

**********
Até pedimos licença a vossa excelência o senhor governador Confúcio Moura para sugerir que utilize na cultura o que fez na educação, promovendo eleição para a escolha dos diretores dos colégios.

***********
No caso da Secel não precisa realizar eleição, mas, que seja colocado para discussão entre os representantes do vários segmentos culturais o  nome da pessoa a ser nomeada para secretário da Secretaria dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel.

***********
Achamos que a Secel está tão desgastada no atual governo, que quem coordenou a inauguração da reforma do Cedel da COHAB foi a Coordenadoria Geral de Apoio a Governadoria (CGAG). O nome da Secel constou apenas como coadjuvante.

***********
Na inauguração do Deroche Pequeno Franco a Secel foi a coordenadora e até teve direito a fala durante a inauguração.

**********
Tá certo que a Secel está sob a direção da secretária interina, mas, ainda é a Secretaria de Esportes do atual governo, por isso deveria ser a principal no CONVITE.

**********
Por essa e por outras é que o Manifesto – Revolução Cultural existe!

Nenhum comentário: