terça-feira, 2 de abril de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 03.04.13


A violência contra a mulher mais uma vez abala a nossa cidade.
*********
Domingo passado, num ato tresloucado e desumano praticado por uma pessoa que só pode ser insana, a jovem Francisca Patrícia Alves (27) foi assassinada pelo seu namorado.  A jovem estudava medicina na UPA - Universidade de Pando, em Cobija, na Bolívia.

**********
Francisca Patrícia Alves é irmã da secretária da Secretaria de Esportes da Cultura e do Lazer - Secel Cleidimara Alves.

*********
É lamentável que fatos dessa natureza ainda aconteçam, principalmente entre jovens da classe média. Os dois se conheceram no mês de janeiro passado e passaram a dividir o mesmo espaço, tanto físico como sentimental, vivencia que terminou em tragédia no último domingo dia 31.

*********
Por mais que se faça campanha contra a violência praticada pelos homens contra as mulheres, ainda estamos longe de ver essa prática não acontecer.

*********
Estamos no século XXI e ainda existem seres do sexo masculino, agindo como se estivéssemos vivendo em séculos passados, quando a mulher era educada e formada para servir, seja lá de que forma fosse, ao seu senhor e muitas vezes proprietário.

*********
Era o tempo da Mulher que foi muito bem retratada nos versos da música “Emilia”. “Eu quero uma mulher que saiba lavar e cozinhar, e de manhazinha se acorde na hora de trabalhar. Só existe uma, e sem ela não sei viver, Emilia, Emilia não posso mais..”

********
Essa mulher meus amigos “machões”, não existe mais e se existe está prestes a deixar de existir.

*********
Toda mulher seja de qualquer classe social, merece todo respeito de seus companheiros e de todos os homens.
*********
Homem nenhum tem o direito de usar de truculência contra a mulher.

**********
É preciso que esses monstros sejam punidos com rigor da Lei. Não podemos mais admitir que homens saiam por aí batendo e matando mulheres.

*********
O povo clama por justiça. Prisão perpétua para os que usam de violência contra as mulheres.

********
O corpo da jovem Francisca Patrícia Alves, foi sepultado na tarde de ontem 02, no cemitério Jardim da Saudade em Porto Velho.

********
A família Diário da Amazônia envia condolências à família enlutada!

*********
E hoje vamos ver o que acontece no Mercado Cultural. Segundo a programação, quarta feira o ambiente é reservado para apresentação do estilo musical, “Forró Pé de Serra”.

**********
O que se entende por Forró Pé de Serra, é aquele, cujos músicos se apresentam tocando Zabumba, Sanfona e Triângulo e as músicas são no estilo Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Humberto Teixeira, Gilberto Gil, Jakson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e outros.
*********
São músicas cujas letras cantam a vida do nordestino, homem forte do sertão acostumado a pegar boi pelo rabo no meio da caatinga.

*********
Xote, Maracatu e Baião fazem parte do repertório clássico do Forró Pé de Serra assim como o Xaxado.

********
“É, é de tamanco mulher. No meu forró entra preto e branco, quero ver todo mundo, calçadinho no tamanco. A noite inteira quero ver o barulhão, das menininhas arrastando o tamanco no chão. É de tamanco mulher...”!

********
“Tudo em vorta é só beleza. Sol de Abril e a mata em frô. Mas Assum Preto, cego dos óio. Num vendo a luz, ai, canta de dor...” Clássico de Luiz Gonzaga.

*********
É isso que os freqüentadores do Mercado Cultural nas noites das quartas feiras querem ouvir.

********
Em nome da comunidade cultural da cidade de Porto Velho, solicitamos a Presidente da Funcultural que não deixe o Mercado Cultural se transformar num ambiente divulgador de música que não contribui nada para a formação cultural do nosso povo!

Nenhum comentário: