segunda-feira, 29 de abril de 2013

EENCONTRO DE BUMBÁS NO SESC



ENTRE RIOS

Encontro de bumbás abre programação

O boi bumbá Corre Campo de Porto Velho, juntamente com o bumba-meu-boi Maracanã de São Luiz (MA) e boi Caprichoso de Parintins (AM), através dos levantadores de toada, Silvinho, Mestre Humberto  e Mailzon  Mendes participam da abertura da programação 2013 “Show Entre Rios - Sesc Amazônia das Artes”, que vai acontecer em Porto Velho, entre os dias 3 e 12 de maio, disponibilizando gratuitamente ao público, exposições de artes plásticas, oficinas, artesanato, shows musicais e peças de teatro. “Em 2013 o show diferencial da Mostra Amazônia das Artes (Show Entre Rios) do Estado de Rondônia, é pautado no diálogo de três distintos sotaques de Bois Bumbas dos Estados do Maranhão, Amazonas e Rondônia, proporcionando um encontro de ritmos entre três grandes cantadores destes Estados” explica Ceiça Farias

Cantadores

Mestre Humberto de Maracanã – Maranhão - Nascido em 1939, Humberto Barbosa Mendes tem o hábito do boi desde menino. Figura emblemática iniciou-se como compositor e intérprete de toadas aos 12 anos de idade. Aos 34, tornou-se Cantador Humberto do Maracanã. Hoje é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular e um dos maiores divulgadores da tradição musical maranhense.
Boi de Maracanã é um dos grupos de Bumba-Meu-Boi mais populares da ilha de São Luís. Está incluído no sotaque de MATRACA ou sotaque da ilha. O batalhão do boi conta com milhares de pessoas, que no período junino apresentam-se nos arraias de todo o estado. Juntamente com o Bumba-Meu-Boi da Maioba, é um dos maiores de todo o estado.
Mailzon Mendes – Amazonas - É cantor e compositor e natural de Parintins, nasceu e cresceu ouvindo as toadas e trabalhando com os artistas do Boi Caprichoso. Com um grande talento e voz é responsável pelos maiores sucessos musicais do boi Amazonense conhecendo plenamente a raiz de onde tudo começou
Boi Caprichoso é o boi-bumbá que defende as cores Azul e Branco. Seu símbolo é a estrela azul, a qual ostenta em sua testa. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade.
Silvio José Menezes Santos – Porto Velho - Compositor e levantador de toada, Silvinho canta desde os seis anos de idade onde compôs sua primeira música um samba sobre a boemia vivida pelo seu pai. Já na adolescência foi estudar violão na Escola de Música Jorge Andrade onde ficou por dois anos. Como compositor foi classificado por duas vezes no FAM/SESC e tem algumas músicas incluídas no CD da Mostra Musical do Sesc. Apesar do pouco tempo como músico o compositor Silvinho é considerado como um dos melhores no meio musical de Porto Velho tanto cantando como compondo e atualmente está a frente do canto do Boi Bumbá Nação Corre Campo de Porto Velho.
O Grupo Folclórico Boi Bumbá Nação Corre Campo – Completa 59 anos de fundação  no próximo dia 5, é considerado o melhor de todos os tempos no estado de Rondônia, basta lembrar que é o maior detentor de títulos do Arraial Flor do Maracujá, sendo 16 troféus de campeão em 31 anos de Flor do Maracujá.

Nenhum comentário: