quarta-feira, 17 de abril de 2013

MANIFESTO - REVOLUÇÃO CULTURAL



Revolução Cultural ou S.O.S Cultura
 

 

Os integrantes dos vários segmentos culturais em atividade em Rondônia em especial na capital Porto Velho, estarão reunidos na manhã desta quinta feira dia 18, a partir das 10h00, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, com o objetivo de elaborar documento Manifesto, que será levado ao Governador Confúcio Moura, com as reivindicações da categoria.
Esse encontro, surgiu em virtude dos últimos acontecimentos que culminaram com o afastamento da função de secretário da Secel do engenheiro Emanuel Nery e da professora de educação física Cleidimara Alves. Em menos de seis meses, a cultura de Rondônia foi vítima da falta de compromisso, não por parte do governador, mas, por parte daqueles nos quais ele confiou. Diante de tanto desmandos no segmento cultural, foi que os artistas de um modo geral, resolveram se reunir com o objetivo de discutir o que a categoria quer que seja desenvolvido pela Secel.
Infelizmente não podemos escrever nesse espaço, que os investimentos no segmento cultural por parte do governo de Rondônia vão bem. Muito pelo contrário, não existe nada nesse sentido, pelo menos programado pelo estado, o que vemos, é a construção do teatro parada e em consequência sua inauguração sempre adiada. Os que passaram pelo Secel nos últimos anos, jamais se preocuparam em montar o Calendário de Eventos Culturais de Rondônia, muito pelo contrário, Projetos como o Salão de Artes – SART, Arraial Flor do Maracujá, Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira, Festa do Divino Espírito Santos de Costa Marques, Expovel, Corrida de Jerico, peça teatral O Homem de Nazaré entre o outros, que se não culturais, mas, de Lazer  quando acontecem são em situação precária.
Ano passado festejamos o Centenário da Madeira Mamoré “na marra”, pois até hoje o governo não cumpriu com sua parte, que era e é liberar os recursos conveniados, para sanar dívidas com as empresas que montaram palco, iluminação, sonorização, transporte e até ajuda de custo aos artistas que se apresentaram em Porto Velho e Guajará Mirim. O grupo O Imaginário cujo Festival Amazônia Encena na Rua, foi incluído na programação oficial do Centenário da Madeira Mamoré, até hoje está a espera dos subsídios prometidos pelo governo para sanar dívidas com estadias dos artistas que vieram de fora, participar do festival.
Para completar, o governador comunicou através dos que estiveram como secretário da Secel nos últimos meses, que investimento em Projetos Culturais só será atendido via emenda parlamentar, o que praticamente vai inviabilizar a realização sob a coordenação da Secel do Arraial Flor do Maracujá e do Duelo na Fronteira.
E o que os integrantes dos movimentos culturais querem?
Apenas que o governo cumpra o prometido durante a campanha eleitoral que culminou com sua eleição tais como: O desmembramento da Secel - Criando uma secretaria de Cultura e uma de Esporte;
Quer a Regularização do Sistema Estadual de Cultura (SEC), com o Conselho e o Fundo de Cultural funcionando.
Quer a abertura de Editais que fomentem alguns Projetos, principalmente na área de Dança, Teatro e Música.
A reunião de hoje, não é uma manifestação de protesto, muito pelo contrario, será a maneira de dizermos ao governador que estamos a sua disposição para colaborar nas ações culturais de seu governo.
Nossa “Revolução Cultural” não tem como meta agredir ou brigar com o governo, muito pelo contrário, o objetivo é contribuir com o governo da cooperação!
NR – Não esqueça a reunião vai acontecer hoje 5ª Feira 18, as 10h00 na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Não falte!

Nenhum comentário: