sexta-feira, 1 de março de 2013

ESPETÁCULO


Mado e o espetáculo Solo e Outros

Hei de lá, hei de cá... Esse é o refrão de uma toada antiga da brincadeira de boi bumbá. Do boi bumbá que se dançava em Porto Velho até o final da década de 1980, portanto, não faz tanto tempo assim. O poeta Mado numa sacada espetacular colocou tudo isso, num texto que junta a brincadeira de boi bumbá daquele tempo, com o boi de verdade do Dega um vendedor de mingau e outras iguarias que estacionava sua carroça em frente ao Mercado Municipal (hoje Cultural) e na área boêmia onde funcionavam os “puteiros” da Mãe Preta, Tambaqui de Ouro, Madame Elvira, Anita, Maria Eunice e outros, e o boi do seu Valdemar um carroceiro que fazia carretos pelas ruas de Porto Velho. Antes de nos colocar frente a frente com o boi Corre Campo do Galego e do boi Garantido do Zé Luiz, Mado nos leva a recordar o tempo que também, fabricávamos nosso time de Futebol de Botão (salotek) com caroço de tucumã e promove uma “trança” de papagaio que termina em discussão, porque um dos “moleques” havia colocado gilete na rabiola.
É um espetáculo saudosista no sentido mais amplo, basta lembrar, que após ler uma poesia, talvez para preparar o público para o que vinha depois; depois de uma coreografia muito bem desenvolvida, eis que somos surpreendidos com a ‘matança” do boi (bumbá), um ritual dos mais sentimentais da brincadeira, o silencio toma conta do teatro Banzeiros e o artista numa encenação magnífica, após “cacetar” a cabeça do boi enfia-lhe um punhal na jugular, tudo de brincadeira, pois o punhal era um pedaço de pau, promove a “divisão” do Boi, “O pedaço da pá, vai pro seu Valdemar, a parte da bunda pra dona Raimunda...”
“Alevanta meu boi, alevanta e nada...”. Esse episódio aconteceu de verdade, quando o Amo cansado de cantar para o boi levantar e o bicho nem se mexia, foi verificar e descobriu o “miolo” totalmente embriagado, no maior sono”.
“Hei ferro, hei aço, eu te procuro mas, não acho...” nos leva a chamar a atenção do público que gosta de um bom espetáculo teatral a ficar atendo para a próxima apresentação da peça do grupo de Teatro Da o Bote: “Solo e Outros” com o Poeta Mado contando histórias verdadeiras, ocorridas na Porto Velho de pouco tempo atrás.

Nenhum comentário: