sexta-feira, 8 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 09.03.13


Ontem o governador Confúcio Moura entregou a população de Porto Velho e em especial, a comunidade do bairro Caiari, o Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco totalmente revitalizado.

**********
Umas senhoras que conheceram “seu” Deroche, elogiavam a obra, utilizado termos daquele tempo. “Essa reforma ficou um brinco ou ficou daqui ó”. Isso quer dizer que ficou bonito.

*********
Quem conheceu “seu” Deroche como nós conhecemos, inclusive de bater papo, apesar de termos idade de ser seu neto, sabe o quanto ele fez pela nossa cidade. O quanto ele foi importante para Porto Velho.

********
Deroche Pequeno Franco nasceu no dia 13 de agosto de 1910 no estado de Mato Grosso, filho de Enéas Franco e Antônia Pequena Diniz ambos vindo do Maranhão.

*********
Porém somente em 1930, já com 20 anos de idade veio morar em Porto Velho onde casou com dona Francisca Mendes Franco no dia 26 de outubro de 1946, teve cinco filhos: Maria do Carmo, Paulo Reátegui, Enéas Pequeno, Derocy e Mercedes Reátegui Franco.

**********
Deroche foi artífice de mecânico como funcionário público do Território Federal do Guaporé/Rondônia, também prestou serviço para a Madeira Mamoré.

*********
Sócio fundador do Ferroviário Atlético Clube desde 1943 e atleta de várzea na Baixa da União e Alto do Bode.

*********
O pitoresco no “seu’ Deroche era a maneira como ele torcia pelo seu Ferroviário no Campo do Ypiranga e depois no Aluizio Ferreira.

*********
Ele tinha a mania de chutar o vento num gesto automático, quando os atacantes chutavam a bola no gramado ele chutava o vento. Ele só assistia os jogos do alambrado, justamente por causa dessa mania. Às vezes seus colegas “gozadores”, colocavam um tijolo ou outro objeto qualquer em frente ao seu pé, só para ver ele reclamar quando chutava o que para ele era a mesma bola que o jogador do seu time estava chutando em direção ao gol.

**********
Outra coisa que marcou muito a vida do “seu” Deroche foi a fotografia. Pois é! Nas horas vagas ele atuava como fotógrafos que naquele tempo a gente chamava de “retratista”.

*********
Nessa profissão ele também era motivo de “chacota” por parte de seus amigos. Diziam que suas fotos saiam de “cabeça pra baixo” e quem era homem saia vestido de mulher e visse versa!

********
Mesmo assim, ele não se deixava abater e sempre estava sorrindo e participando das “gozações”, comum nos meios desportivos.

********
Temos o prazer de desfrutar da amizadade dos filhos Paulo e Maria do Carmo. Fomos colegas de infância do Derocy inclusive nos formamos juntos como Mecânico de Manutenção na primeira turma do SENAI de Porto Velho.

*********
Deroche Pequeno Franco nos deixou no dia 17 de janeiro de 1981. Quase via Rondônia se transformar em estado.

*********
À família Pequeno Franco nossas felicitações, pelo complexo que o governador Confúcio Moura revitalizou e entregou na manhã de ontem a população de Porto Velho. Valeu governador!

*********
Por falar nisso, durante sua fala o governador informou aos presentes, que ainda este ano, vai realizar em Porto Velho. Falei Porto Velho, várias obras, entre elas 150 quilômetros de ruas asfaltadas.

*********
Cem por cento de água tratada, construção de dez praças, revitalização do Ginásio Claudio Coutinho e reforma do Estádio Aluizio Ferreira.

********
Obras nos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Rio Crespo e Jacy Paraná.

********
Sem falar na saúde e educação. Segundo o governador Confúcio Moura e utilizando aquela expressão das senhoras do tempo do “seu” Deroche, o município de Porto Velho vai ficar “Um Brinco”.

*********
Vou arriscar uma previsão: Se o governador Confúcio Moura realizar a metade das obras que ele anunciou para Porto Velho, não vai ter pra ninguém.

********
Será reeleito no primeiro turno. Anota aí Carlos Sperança.

*******
Não sei se os amigos leitores lembram, mas, quando a Mara Alves assumiu a Secel ela em entrevista a este colunista, disse que recebeu do governador a missão de tirar o esporte da UTI. Parece que o paciente está sendo bem tratado, pois o Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco confirma.

********
O estádio Aluizio Ferreira será totalmente reformado, para isso o dinheiro já está a disposição da Secel.

********
Quer dizer, o lado Esporte da Secel está funcionando a todo vapor. Agora, o lado cultural ainda está capengando, na espera de mais apoio do governador.

*********
Aliás, nossa opinião é de que a jovem responsável pela gerencia administrativa e financeira da Secel não ta nem aí pro segmento cultural. Aliás, ta mesmo é perseguindo quem trabalha com o desenvolvimento cultural em Rondônia.
                               
*********
Com tantas obras prometidas pelo governo do estado, o prefeito só precisa mesmo é cuidar das alagações, dos viadutos e do transporte coletivo!

*********
Obrigado governador pelo Deroche Pequeno Franco

Nenhum comentário: