segunda-feira, 25 de março de 2013

HOMEM DE NAZARÉ


Herodes, o espetáculo do espetáculo


Na próxima sexta feira o espetáculo tem prosseguimento durante a procissão do Senhor Morto na Catedral de Porto Velho


O quadro “Bacanal de Herodes”, apresentado dentro do espetáculo “O Homem de Nazaré” do Grupo Êxodo, fez a diferença, no último domingo, no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
As cenas, Entrada Triunfal, Santa Ceia, Herodes e Pilatos, que compõe o espetáculo teatral “O Homem de Nazaré” que há 30 anos é apresentado em Porto Velho, foram as escolhidas para fazer parte da programação de Domingo de Ramos, coordenada pela Funcultural de Porto Velho. Desde as três horas da tarde, as arquibancadas do anfiteatro começaram a receber o público, ávido para apreciar mais uma vez, a peça que até o ano de 2010 foi apresentada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia considerada como o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil.
O espetáculo começou com Jesus (Omedino Pantoja), entrando em Jerusalém e sendo recebido pelo povo com ramos de oliveira e outras plantas, logo em seguida, a cena é a Santa Ceia onde Jesus consagra o Pão e o Vinho e diante das bajulações de Pedro o alerta: “Antes que o galo cante uma vez você me trairá três vezes”.  E confidencia a um apóstolo, “aquele que meter o pão no vinho junto comigo será o traidor”. Logo em seguida, vai até o monte das oliveiras orar e Judas aparece com os soldados romanos. Tudo como manda o figurino e num cenário que apesar de improvisado foi muito bem montado.
Na presença de Pilatos Jesus não se defende e Pilatos não tendo subsídios para condená-lo manda que o levem a Herodes já que Jesus era da Galileu.
E neste momento que acontece uma dos melhores momentos do espetáculo, é a cena conhecida como “Bacanal de Herodes”. O ator Waldemar Nazareno no papel de Herodes está promovendo uma festa da qual fazem parte mulheres dançarinas, as danças praticadas são consideradas profanas. Pois é justamente nesse ambiente, que chegam os Sacerdotes com Jesus e o apresentam a Herodes. Sarcasticamente Herodes debocha de Jesus juntamente com sua companheira e assim, na base do deboche manda trazer uma taça cheia de água e ordena que Jesus transforme aquela água em vinho o que não acontece, então Herodes joga a água no rosto de Jesus. É uma cena interpretada pelo Waldemar Nazareno com muita emoção e realismo.
As cenas apresentadas pelo grupo Êxodo na noite de domingo, todas, foram muito bem interpretadas, porém o quadro “Bacanal de Herodes”, graças à atuação do Nazareno foi o espetáculo do espetáculo!

Nenhum comentário: