quarta-feira, 27 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 27.03.13


Apesar de estarmos na Semana Santa à programação musical do Mercado Cultural continua normalmente na noite desta quarta feira.

**********
Na realidade, nos dias de hoje o povo só guarda mesmo a Sexta Feira Santa. E olhe lá!

**********
De acordo com a “evolução” da cidade os costumes vão sendo alterados.

**********
Assim acontece em Porto Velho. Antigamente a Semana Santa era guardada com maior rigor, os fiéis lotavam as igrejas católicas, participando da Via Sacra ou adorando o Senhor.

**********
Era o dia todo, as irmandades do Sagrado Coração de Jesus, Filhas de Maria, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Carmo além dos Marianos, se revezavam na coordenação da vigílias e na decoração da “nave”, para as liturgias do Lava Pés, Eucaristia e Procissões que naquele tempo aconteciam na quarta feira e na sexta feira. A quinta feira sempre foi reservada para a liturgia do Lava Pés.

*********
O negócio era tão levado a sério, que durante a quaresma não se comia carne vermelha as quartas e sextas feiras, era só peixe ou galinha.

*********
Hoje, em virtude do progresso, praticamente tudo mudou, a Semana Santa de Santa só tem a Sexta Feira.

*********
Hoje a maior preocupação da família é com o OVO DE PÁSCOA o negócio agora é consumir chocolate no domingo de Páscoa.

*********
Até o sábado de Aleluia já não tem o glamour de antigamente, pois, até a brincadeira de “Malhar o Judas” está desaparecendo.

*********
O maior movimento durante a Semana Santa no tempo dos “meninos”,  Anizinho Gorayeb e do Lúcio Guzman era ir para a catedral todas as noites, paquerar a moças que acompanhavam as mães durante a Via Sacra, o pátio da igreja matriz ficava literalmente lotado.

**********
No Cine Brasil o filme “Paixão e Morte de Jesus Cristo” mudo, era exibido em várias sessões. A fila dava volta no quarteirão formado pelas ruas sete de Setembro, José de Alencar, Henrique Dias e Presidente Dutra. O porteiro “Nego Gildo” se via aperreado com tanta gente querendo furar a fila.

**********

Nenhuma casa noturna abria, principalmente nas noites de quina e sexta feira Santa. As prostitutas que moravam nas “pensões” da Anita, Maria Eunice, Mãe Preta, Madame Elvira, Tambaqui de Ouro e Adelicia, não trabalhavam nesses dias e sexta feira, a maioria acompanhava a Procissão do Senhor Morto, sob os olhares reprovadores das madames esposas dos categas, e admirados pelas moças internas do colégio Maria Auxiliadora e desejadas pelos internos do colégio Dom Bosco.

*********
A gurizada aproveitava para aprontar durante a Semana Santa, pois, os pais tinham medo de castigá-las porque era Semana Santa e a turma aproveitava.

***********
A forra dos pais era no sábado de Aleluia. Geralmente os pais ameaçavam os filhos durante a Semana Santa. “Apronta que você vai romper o Aleluia no cinturão”.

**********
Nem se falava em Ovo de Chocolate, a grande disputa era saber qual a receita que a “vizinha” ia preparar na sexta feira. Bacalhau, pirarucu ao leite de castanha ou de casaca, costela de tambaqui frita, jatuarana assada na folha da bananeira, caldeirada de filhote, surubim ao molho, naquele tempo pouca gente consumia o peixe Dourado, pois para os portovelhenses da época, era peixe de terceira.

**********
A gente ficava esperando a meia noite de sexta feira Santa, para correr para a Taba do Cacique. Era isso mesmo, todas as casas noturna da época, só abriam as portas após a meia noite de sexta feira Santa, porque já era o sábado de Aleluia.

**********
Se eu fosse o Chagas Neto colocaria essa Lenha na Fogueira na página do face book “Saudosismo Portovelhense” que no dia 10 de abril completa um ano de lembranças da nossa cidade.

*********
Por falar em festa. O bicho tá pegando entre os promotores da Seresta Cultural e da Fina Flor do Samba e os proprietários dos bares que funcionam no Mercado Cultural.

*********
Como os proprietários dos dois bares não concordam em ajudar no pagamento da aparelhagem de som e parte do cachê dos artistas. Heitor e Ernesto firmaram parceria com uma distribuidora de bebida e aí o negócio anda pegando.

*********
Começou na semana passada a pendenga, esta semana o negócio deve ser mais calmo porque a Fina Flor não vai acontecer em virtude da sexta feira Santa, mas, pra semana pode anotar que o bicho vai pegar. Semana passada mostrou que os ânimos não andam muito bons pro lado dos interessados. Vamos aguardar o próximo round!

*********
Quanto ao Forró, tá tudo em paz entre o Tonhão, dona Vera e dona Almira.

**********
Acho que a Funcultural deve intervir nessa pendenga entre os artistas e as proprietárias dos bares do Mercado Cultural.

*********
Vamos forrorear com a banda do Tonhão hoje à noite cambada!

Nenhum comentário: