sábado, 2 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 03.03.13


A reunião da Fesec marcada para acontecer sexta feira dia 1º, deu chabu.

**********

Acontece que o representante da escola de samba Asfaltão, invocando o cumprimento do estatuto, que diz que a convocação de Reunião Extraordinária da Assembléia Geral deve ser feita via jornal impresso de grande circulação. Como o Cristóvão não procedeu assim a reunião teve que ser suspensa.

*********
E mais, para se falar em eleição na Fesec primeiro é necessário que o Ariel renuncie. Acontece que Ariel desde 2011 reside em Guajará Mirim e desde janeiro deste ano é o Secretário de Cultura e Turismo daquele município o que o impediu de participar ativamente das ações da Fesec.

*******
Diante do impasse, Ariel prometeu enviar sua carta de renuncia até a próxima terça feira e só a partir da daí, é que o Cristóvão vai poder comandar a Federação.

********

A turma aproveitou para analisar os nomes já colocados a concorrer à presidência da entidade.

********
O mais comentado foi o do Cantarelli seguido do Monteiro e do Rogério ex presidente da São João Batista. O nome do Cabeleira teve a maior rejeição já vista 100% nem mesmo o Pai Beto convidado a ser o vice na chapa do Cabeleira confirmou a participação. “Fui convidado, mas, não disse que aceito”.

********
Agora já no Mercado Cultural a semana ocorreu sem incidentes. Até a Seresta Cultural aconteceu aparentemente em paz.

*********

Muitos pensavam que o evento não aconteceria após o “sururu’ protagonizado pelo Heitor Almeida. Que nada, “tudo ocorreu como dantes no quartel de Abrantes”.

*********
Até o Chagas Perez dançou no mercado na semana que passou!

**********

A semana foi tão produtiva no Mercado Cultural que até uma jornalista peruana veio de Lima exclusivamente para entrevistar a presidente da Funcultural Jória Lima e ouviu que a prefeitura de Porto Velho tem interesse em realizar o “I Festival sul-americano de artes integradas, agregando o Peru a Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela”,

*********
No fim da tarde de quinta-feira, 28, no Mercado Cultural, a jornalista do Peru, Lília Grandez, entrevistou a Presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho, Jória Lima. A presidente apresentou um panorama da cultura local, os projetos que estão sendo executados e a possibilidade de futuros convênios com entidades e artistas peruanos.

**********
“É interessante esse intercâmbio cultural entre as duas nacionalidades. Queremos realizar o I Festival sul-americano de artes integradas, agregando o Peru a Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela”, destacou Jória.

*********
Jória falou ainda sobre a importância da aproximação com a classe artística do Peru e que Porto Velho vive um momento cultural importante as vésperas de seu centenário.

**********
A jornalista, que também presta assessoria política ao governo de Loreto, frisou a importância do contato com às culturas das tribos indígenas e da fomentação do turismo na região. Lília Grandez, informou que oficializará um convite de integração cultural entre Porto Velho e Peru.

**********
O diálogo do município com as autoridades peruanas deve continuar para a formalização de convênios que fortaleçam a cadeia produtiva, criando um legado cultural para os povos da América do sul.

**********
Isso será muito bom, principalmente para o pessoal que produz cultura popular como os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás e os artesãos principalmente.

*********
Ano passado, uma turma de artistas levou o samba de Porto Velho até o Peru o pessoal voltou animado, pesar do frio.

*********
Já em Costa Marques a Luzia Penha está divulgando a realização do 3º Festival de Inverno Amazônico que vai acontecer entre os dias, 4 de abril e 5 de maio. Um mês de eventos culturais e esportivos.

*********
O boi Corre Campo de Porto Velho foi convidado para se apresentar no Festival de Costa Marque e segundo o prefeito Chico Território se depender da prefeitura, o Boi de Porto Velho vai estar na festa.

*********
Vamos entrar em contato com a Branca para formar a troupe show e começar os ensaios.

*********
Ano passado a Penha resgatou a Dança do Biguá durante o Festival de Inverno de Costa Marques. Este ano vai ter apresentação dos Quilombolas do Vale do Guaporé.

*********
No naipe esportivo, tem corrida de voadeira em várias categorias, corrida de rua e outras atividades.

*********
Já em Guajará Mirim o Malhadinho está se reunindo com o intuito de realizar eleição para diretoria. Léo e Quintella comandam a galera azul da Pérola do Mamoré.

*********
As inscrições para o Festival Curta Amazônia do Levi com a Golda continuam abertas.

*********
E a Coordenadoria dos Pontos de Cultura Rondônia começa a visita a todos os pontos do estado. De Vilhena a Guajará Mirim a partir desta terça feira. Monteiro e Carlinhos Maracanã serão os visitantes. 

Nenhum comentário: