sábado, 16 de março de 2013

RADIO FAROL PARA TODOS


Rádio Farol para todos – Ponto de Cultura





Nem só de dança de quadrilha vive a entidade Rádio Farol como Ponto de Cultura proporciona à comunidade vários cursos e oficinas

Quando ouvimos falar em Rádio Farol logo nos vem na memória, aquele grupo de dança de quadrilha súper campeão do Arraial Flor do Maracujá! Acontece que por trás daquele espetáculo, que encanta e que leva todos os anos o maior público ao Arraial, existem outras atividades desenvolvidas pelo Grupo Folclórico Recreativo e Cultural Os Caipiras do Rádio Farol que recentemente, passou a adotar oficialmente, o nome fantasia, “Agremiação Rádio Farol” que além das atividades de dança de quadrilha, tem Balet, Capoeira, Dança de Salão, Corte e Costura, Informática, Biblioteca com mais de mil livros onde os jovens podem fazer pesquisa e até tem aula de reforço e ainda mentem times de Voleibol e Futsal. “Todo esse processo, é voltado para oferecer à comunidade uma melhor qualidade de vida” afirma o presidente da entidade professor Severino Castro.

Ponto de Cultura

“É o Ponto de Cultura Rádio Farol Para Todos que foi aprovado pelo MinC e pela Secel que nos dá o suporte para mantermos todas as atividades. O convênio no valor total de R$ 180 Mil, foi dividido em três parcelas de R$ 60 Mil, das quais já recebemos duas. Esse valor, é que nos proporciona manter toda a estrutura, inclusive de pagamento de instrutores para os nossos cursos e oficinas”.
A Entidade Rádio Farol funciona em um prédio cedido pela União localizado à rua Jamari no bairro Pedrinhas, uma concessão de cinco anos renovável automaticamente, onde existe inclusive um almoxarifado que abastece de material os professores e oficineiros que ministram os cursos que acontecem desde as primeiras horas do dia até a meia noite. com material de primeira linha.
Entre os cursos que funcionam na sede da Entidade, destacamos o de Corte e Costura que tem como instrutora, a professora Maria de Nazaré Prestes do Nascimento. “O grande problema ao longo desses anos todos, era com a contratação de costureiras, pois é uma mão de obra cara e rara, então criamos em parceria com a prefeitura através da Semas o curso de Corte Costura, que é muito bem aplicado pela professora Nazaré”, disse Severino.
Outra atividade que dentro em breve vai funcionar em sua plenitude, é o Projeto “A Vovó Contando História”, para isso foi montada a “Sala dos Pioneiros”. “Esse nome é uma homenagem aos primeiros educadores que chegaram em nossa cidade”, disse o secretário Rogério. “Nosso sonho era fazer o Cantinho de Leitura – Acontece que toda criança precisa aprender a ler e hoje com esse negócio de Internet  o moleque não pega mais no livro, assim sendo, as professoras Amenaídes e Nadir nos apresentaram o projeto “A Vovó Contando História”, gostamos e estamos prestes a dar inicio as atividades”.
Além disso, a Rádio Farol ainda mantém um time de voleibol feminino adulto e infantil, além de futsal adulto “e agora os meninos do grupo de quadrilha mirim, querem que a gente realize um tornei de futsal pra eles e nós vamos realizar”, garante Severino.
Poderíamos nos estender escrevendo sobre o curso de balé, dança de salão, capoeira e pintura que acontece durante todos os dias da semana na sede da entidade. O certo, é que a Rádio Farol seja através do Ponto de Cultura ou apenas como um grupo de dança de quadrilha desenvolve um trabalho digno de elogios, pois mostra como deve ser aplicado o dinheiro público em prol da comunidade.
Quanto o Grupo de Quadrilha adulto e mirim os ensaios acontecem todas as noite. Os adultos ensaiam na quadra do Colégio Castelo Branco sempre a partir das 22h00 e o Mirim na quadra da praça do Conjunto Ipase Novo. “Uma coisa é certa, com ou sem Maracujá nossa quadrilha vai se apresentar, seja lá onde for”, finaliza o presidente Severino Castro.

Nenhum comentário: