sábado, 23 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 24.03.13


Informamos aos nossos leitores que o Sergio Santos mais conhecido como Serginho ou Sergio Bico, faleceu na madrugada de ontem.

*********
Serginho há alguns meses estava internado num hospital de Campinas São Paulo convalescendo de grave doença que afetou seu fígado.

*********
Sexta feira passada, seu falecimento foi divulgado nas redes sociais, mas a família nos garantiu que ele ainda estava vivo apesar de estar respirando apenas graças aos aparelhos da UTI.

*********
Porém ontem pela manhã, chegou a noticia que realmente Serginho havia falecido.

*********
O corpo do Serginho desembarcou em Porto Velho na madrugada deste domingo (duas horas), e foi direto para a Galeria Afonso Ligório na Casa da Cultura Ivan Marrocos de onde sairá o féretro em horário ainda não divulgado pelos familiares.

********
Sergio Santos era músico contrabaixista e atuou em várias bandas de Porto Velho e Belo Horizonte cidade onde morou por algum tempo.

********
Apesar de músico o que ele gostava mesmo de fazer era produzir, tanto que montou um dos melhores estúdios de gravação da região Norte. O Estúdio Som da Terra.

*********
Produziu o LP Porta das Esperanças juntamente com outros músicos de Rondônia e depois do CD homônimo.

********
Foi vice diretor da Escola de Música Jorge Andrade onde coordenou a Banda Prisma considerada à época, como a melhor da região Norte.

*********

Ultimamente se dedicava as produções musicais em seu estúdio e na locação de aparelhagem de som para produção de ventos de médio e grande porte.

*********
O que o diferenciava dos demais proprietários de empresa de sonorização, era a dedicação e o respeito para com os músicos que utilizavam sua aparelhagem.

*********
Serginho não mandava seu técnico montar a aparelhagem, ele acompanhava in loco todo o processo de montagem, até a passagem do som.

*********
Tinha mais, dava seus pitacos na produção do espetáculo e era respeitado pela sua experiência no assunto.

********
Não é por que ele morreu não! Serginho já esta fazendo muita falta no mundo musical e artístico de Rondônia em especial no de Porto Velho.

*********
Lembrando apenas que antes de morrer Serginho pediu que seu velório fosse com muita festa.

**********
Então vamos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, participar da festa do velório do saudoso amigo Sergio Santos o Serginho Bico do Som da Terra!

*********
Cantemos as músicas compostas pelo seu irmão o também saudoso Laio!

**********
Começa hoje com a procissão dos Ramos que lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém a Semana Santa.

*********
Apesar dos tempos modernos, onde parte da juventude não se liga muito nas festividades religiosas e até os mais idosos também.

*********
É bom lembrar que a Semana Santa é um período de reflexão, quando devemos voltar nossos pensamentos para ações solidárias, sem rancor e principalmente sem violência.

*********
Não importa a congregação, foi Cristã, os fies devem procurar seus templos para dedicar alguns momentos à reflexão sobre o que fez, o que faz e o que deverá fazer em sua vida.

********
Antigamente, principalmente nas igrejas católicas, durante toda a Semana Santa se praticava todas as noites a Via Sacra, tanto que ao redor da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a Via Sacra era reproduzida em pinturas em pilastras que ficavam em volta de todo o terreno da igreja. Desapareceram com as pinturas, mas a Via Sacra ainda é realizada, só que a freqüência é muito pouca em comparação com as de décadas passadas.

********
Quarta feira Santa tinha a Procissão do Encontro que na realidade consistia em duas procissões.

*********
Uma com a imagem de Nossa Senhora saía da capela do colégio Maria Auxiliadora.

*********
E a outra com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que saia da catedral.

*********
As duas se encontravam justamente nas proximidades da catedral, daí muitos conheceram o ato como “Procissão do Encontro”. A partir daí a procissão transformava-se em uma com as duas imagens que seguia rumo ao pátio da igreja matriz.

*********
Se a memória não me falha, era nessa procissão que a Verônica enxugava o rosto de cristo e mostrava seu rosto reproduzido no lenço, momento dos mais emocionantes da procissão.

**********
Bom, hoje é Domingo de Ramos e os católicos devem procurar as igrejas para participar da procissão triunfal e receber as palhas que na maioria das vezes são pregadas atrás das portas, só sendo trocadas no próximo Domingo de Ramos. É a tradição!

*********
Olá Silvio, saudações culturais! Justamente nesta sexta 22, temos agenda com o presidente da câmara e com deputados na ALE! Coincidência mesmo. Já não via a hora de me libertar um pouco dos compromissos administrativos urgentes pra tratar dos políticos. Aproveito para divulgar o domingo de ramos com grupo êxodo na EFMM a partir das16:30h. Um abraço! Jória Lima.

Nenhum comentário: