quarta-feira, 13 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 14.03.13


Ontem 13, a Fundação Cultural do município de Porto Velho, reuniu os titulares e vices, eleitos e nomeados para o Conselho Municipal de Cultura no Teatro Banzeiros.

***********
Na realidade, a reunião não foi exclusiva para os Conselheiros. De acordo com o responsável pela Divisão de Cultura da Funcultural Judilson Dias, todos os que trabalham com cultura no município de Porto Velho poderiam participar.

**********
Através das Câmaras Setoriais onde se discute as ações dos segmentos culturais em sua plenitude, é que a Funcultural fica sabendo das necessidades de cada segmento.

**********
Em Porto Velho via Sistema Municipal de Cultura – SMC foram criadas 7 setoriais entre elas: Cultura Popular, Artes Cênicas, Musica, Dança, Artes Visuais, Artes Plásticas e Artesanato.
*********
Cada setorial conta com dois membros no Conselho de Cultura, um Conselheiro e um Suplente.

**********
A reunião de ontem serviu para se deliberar, sobre quanto à prefeitura vai disponibilizar financeiramente falando, para o Fundo Municipal de Cultura investir nos Projetos Culturais que serão aprovados pelo Conselho.

*********
Na realidade, quando realmente o Sistema Municipal de Cultura estiver funcionando em sua plenitude, ficará muito mais fácil se administrar a cultura no município de Porto Velho.

*********
Esperamos que o povo que trabalha com eventos culturais em Porto Velho, tenha comparecido à reunião, para depois não ficar reclamando de que: “meu projeto não foi aprovado”.

*********
Enquanto isso, o Sistema Estadual de Cultura está prestes a ser concretizado, depende apenas da realização do Seminário onde serão formadas as setoriais e eleito os membros do Conselho Estadual de Cultura. Esse Seminário deverá ocorrer até o mês de junho próximo.

********
Muito antes do mês de junho vai acontecer em Costa Marques, o Festival de Inverno Amazônico com vasta programação. A criadora e coordenadora do evento Luzia Penha, esteve em Porto Velho, divulgando e buscando apoio para sua realização.

*********
Entre as atrações culturais já confirmadas no Festival de Inverno Amazônico encontramos: Apresentação da Dança do Maracatu pelos quilombolas de Santa Fé, dança de grupos bolivianos e a grande atração da festa.

********
Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho que deve se apresentar no segundo dia do Festival, ou seja, dia 4 de maio. Lembramos que o evento vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio.

*********
Além da programação cultural, acontece a programação esportiva com corrida de fundo, corrida de motor, futebol, vôlei e outros esportes.

*********
Ontem também aconteceu uma reunião entre os dirigentes da Federon e a deputada Epifânia Barbosa. Não sei se o leitor se lembra, que o governador nomeou a deputada do PT como madrinha dos grupos folclóricos.

**********
Inclusive a assessoria da deputada confirmou a entrevista que solicitamos, justamente para falar sobre o Flor do Maracujá e outros eventos culturais.

*********
Depois da audiência pública sobre a Lei 190 a comunidade cultural de Porto Velho viu uma luzinha no fim do túnel, ou será dos viadutos. Se for dos viadutos não é luz, é buraqueira.

*********
Estava vendo que o prefeito retomou as conversas sobre o espaço multe eventos que deve ser construído na área onde até hoje, funciona o aeroclube de Porto Velho.

**********
Já em Guajará Mirim os bois bumbás, Flor do Campo atual campeão e Malhadinho estão torcendo para que a empresa que se propôs a conseguir patrocínio para as realização de mais u m Duelo na Fronteira, consiga pelo menos a metade do prometido, que chega a mais de Dois Milhões.

**********
Numa primeira investida a empresa conseguiu a promessa de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 Mil. Falta R$ 1.6 Milhão.

*********
Isso prova que a turma da Pérola do Mamoré não está botando fé na participação do governo estadual no festival deste ano.

*********
Resta saber se o artesãos de Parintins vão querer trabalhar em Guajará Mirim já que ano passado, tiveram dificuldade até em conseguir as passagens de volta.

*********
Aliás, a reclamação sobre esse problema foi mais dos artesãos que fizeram parte da equipe do boi azul. O meu boi!

*********
Como até ontem o restante do pagamento dos subsídios referente ao Duelo da Fronteira do ano passado, não havia sido pago, ficamos na torcida para que os artesãos de Parintins aceitem mais esse desafio de vir trabalhar em Rondônia. Tudo indica que este ano não acontecerá o que aconteceu no ano passado.

**********
É por isso que insisto, é de vital importância para todos que produzem cultura no estado de Rondônia a legalização do Sistema Estadual de Cultura com o Fundo de Cultura funcionando juntamente com as setoriais e o Conselho.

*********
Vamos pra Seresta no Mercado Cultural a partir das 20h00!

Nenhum comentário: