sexta-feira, 1 de março de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 02.03.13


O pagamento de cachê por uma apresentação artística, seja lá de que segmento for, é uma obrigação.

**********
O artista quando sai de casa para participar de uma apresentação, tem em mente, que voltará com o dinheiro do mercado do outro dia, com a condição de pagar o colégio do seu filho, de comprar um presente para sua mulher, enfim, se vai participar de um espetáculo seja para empresa particular ou para o governo, tem que receber por isso.

*********
Acontece que aqui em Rondônia o negócio não funciona desse jeito. Basta lembrar que a procuradoria do estado não permite que o governo assuma o pagamento de cachê para apresentações artísticas.

*********
Isso é a maior aberração na interpretação da Lei dos Convênios. Quer ver? O governo pode pagar show pirotécnico, pode pagar a estrutura de palco, sonorização e iluminação; pode pagar os seguranças, pode contratar banheiros químicos, pode até pagar o lanche da policia que vai fazer a segurança do evento, mas, não pode pagar quem leva o público para o evento que são os artistas.

*********
É necessário que coisas desse tipo sejam revistas. A Lei que rege o que pode e o que não pode ser pago pelo governo, é a mesma em todo o Brasil, porém, apenas em Rondônia é proibido colocar no Projeto valores para pagamento de cachê.

*********
Outra Lei que só atrapalha principalmente os eventos culturais, é a Municipal conhecida como 190, essa é crucial, aliás, ela acaba com qualquer um que pretenda realizar eventos culturais.

*********
A turma faz na marra. Para o amigo leitor fazer idéia, se a prefeitura cumprir a 190 na risca, a turma que se apresenta no Mercado Cultural teria que desembolsar uma grana para conseguir se apresentar e olha que esse pessoal não recebe nem cachê (por enquanto).

*********
Por falar nisso, a Funcultural deveria rever os critérios que autoriza as apresentações artísticas no Mercado Cultural. O negócio precisa ser realmente cultural.

*********
A diversidade cultural da nossa cidade é bastante rica. Por isso o Mercado Cultural não pode ficar servindo todo tempo a um só segmento musical.

**********
Ta na hora de se trabalhar melhor as apresentações no Mercado. Aliás, ta na hora de diversificar mais essas apresentações.

*********
Estamos chegando ao período das festas juninas que em Porto Velho é muito forte com as apresentações de Quadrilhas e Bois Bumbás

*********
Então seria bom que Funcultural firmasse parceria com a Federon para apresentações dos nosso grupo folclóricos, em um dia a ser determinado pela Funcultural no Mercado.

*********
Que tal um concurso para escolher a Cunhã Poranga de Porto Velho. Não é a Cunhã Poranga de um boi bumbá, é a de Porto Velho assim como tem a Rainha do Carnaval.

********
O melhor casal de noiva e noivo; a melhor ala de Cangaço; o Melhor casal de velho e velha; melhor Guarda e por aí vai!

**********
Com certeza o público passaria a conhecer melhor nossos grupos folclóricos e seus personagens.

*********
Vamos pensar no assunto gente boa da Funcultural!

********
A respeito da divulgação na coluna de ontem, de que o governador mandou pagar os grupos que se apresentaram no Flor do Maracujá do ano passado, o pessoal de Guajará Mirim não para de me ligar, perguntando se eu não sei quando o governador vai mandar pagar os grupos que se apresentaram no Duelo da Fronteira no ano passado.

*********
E eu que pensava que os Bois de Guajará já haviam recebido.

********
Sendo assim, falta pagar a grana relativa ao festejos do Centenário da Madeira Mamoré e os Bois de Guajará Mirim.

*********
A transmissão desses eventos foram pagas faz tempo. É aí que voltamos ao assunto pagamento de cachê.

*********
Em Rondônia todo mundo ganha dinheiro com eventos do tipo Flor do Maracujá e Duelo da Fronteira.

********
Só quem não recebe nada são os artistas, no caso os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás.

*********
Agora bom mesmo, é o espetáculo apresentado pelo Poeta Mado “Solo e Outros” o rapaz vai buscar história do fundo do poço portovelhense!

*********
Ele lembra até as brigas entre os bois bumbas Garantido e Corre Campo. Não estranhem não, Porto Velho já teve um boi bumbá com o nome de Garantido era do Amo José Luiz.  Durante o espetáculo ele lembra também de “repartir” o boi:

***********
O pedaço da bunda, vai pra dona Raimunda; o mocotó vai pro seu Jacó; o espinhaço, pro seu Horácio; A rabada, vai pra rapaziada...Era assim mesmo no tempo do Beto Ramos!

**********
Com certeza meu amigo Basinho vai escrever uma super crônica a respeito da peça encenada pelo Poeta Mado.

*********
O teatro Banzeiros recebeu bom público que se deleitou com a encenação do Mado.

*********
Quem saiu maravilhada do Banzeiros foi a secretária da Secel Mara Alves!

*********
Hoje tem Beto Cezar no Bar Brahma em São Paulo. Sucesso amigo!

Nenhum comentário: